telefone(85) 4009.6300

SENAI Ceará lança edital para desenvolvimento de negócios de alunos e egressos

02/02/2021 - 15h02

Egressos e alunos dos cursos de Aprendizagem e dos cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) podem se inscrever, a partir de hoje, no 2º Edital Pré-Acelera SENAI. A iniciativa visa disseminar a cultura empreendedora entre os alunos do SENAI, transformando projetos em potenciais negócios. As inscrições são gratuitas e seguem até 28/2.

Podem participar equipes de três a cinco pessoas. O programa terá duração de até quatro meses e as atividades serão desenvolvidas no SENAI Lab de cada unidade de Fortaleza, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral. Durante o ciclo, alunos e professores do SENAI terão acesso a conteúdos repassados por especialistas, mentorias com empreendedores de todo país e apoio do desenvolvimento de seus negócios.

O Edital tem o objetivo de apoiar ideias e orientar os criadores dos projetos oferecendo suporte para a consolidação, execução e constituição de negócios, por meio da capacitação de alunos para colocarem suas ideias no mercado de forma rápida e consistente através de mentorias com especialistas nas áreas de tecnologia, negócios, investimentos, contabilidade, finanças e jurídica. Os participantes terão acesso à infraestrutura dos SENAI LABs para fase de prototipagem.

O Edital é uma iniciativa da Unidade de Educação e da Unidade de Tecnologia do SENAI Ceará. Para o gerente de inovação e tecnologia do SENAI Ceará, Tarcísio Bastos, o Edital permite uma conexão efetiva entre projetos desenvolvidos na Educação do SENAI com demandas da indústria e criação de novos negócios. “Alguns projetos que têm capacidade e potencial de se transformarem em negócios serão apadrinhados pelo SENAI e passarão a receber mentoria. Podem gerar a criação de uma startup ou solucionar um problema da indústria”, explica. O gestor ressalta ainda a importância social do projeto, que dará oportunidade para jovens serem empreendedores e futuros empresários. “Esses jovens desenvolverão competências para o ingresso no mercado de trabalho com bagagem e conhecimento superiores aos alunos da rede tradicional de ensino”, projeta.

Criado pelo SENAI Ceará para apoiar as ações desenvolvidas por alunos e docentes, o Pré-Acelera SENAI incentiva a geração de negócios nas unidades do SENAI, fortalecendo o ecossistema empreendedor e a indústria. Novos empreendedores serão preparados para inserção no mercado de forma sustentável e competitiva, colaborando para a diversificação da economia cearense.

Os participantes serão acompanhados pelo SENAI Ceará, por meio de metodologia de capacitação intensiva, na qual os empreendedores vivenciam as diversas fases de desenvolvimento de uma startup, com a ajuda de mentores e profissionais especializados que irão compartilhar suas experiências em módulos práticos e mentorias.

SENAI Lab
O SENAI Lab é um espaço físico instalado em todas as unidades do SENAI no Brasil com o objetivo de ser um ambiente de aprendizagem multidisciplinar. O equipamento faz parte do movimento maker, que na Educação tem relação direta com o termo “faça você mesmo” , permitindo a criação e execução de projetos inovadores para solucionar problemas reais das indústrias. 

Inscrições AQUI.

Clique AQUI e confira o edital.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright