telefone(85) 4009.6300

Ricardo Cavalcante participa de reunião do I Fórum de Gestores de PDI do Ceará

31/01/2021 - 15h01

Na manhã desta sexta-feira (29/01), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou de reunião do I Fórum de Gestores de PDI do Ceará. A iniciativa, realizada na Casa da Indústria, foi desenvolvida por Sampaio Filho, Diretor de Inovação da FIEC, Presidente do SIMEC e Líder do Observatório da Indústria, e teve como intuito a promoção de um espaço de diálogo permanente para o desenvolvimento tecnológico das indústrias cearenses.

“O objetivo desse Fórum de Gestores é que possamos não só discutir, mas apoiar ações para a inovação da Indústria. Com a união de esforços e o conhecimento e expertise de vocês em cada setor, poderemos desenvolver projetos que interessam a Indústria cearense, fortalecendo o perfil inovador de nosso Estado”, declarou Ricardo Cavalcante.

A ação, que faz parte das ações do Programa de Inovação Industrial da FIEC - P2I, tem como foco central a criação de uma rede orientada à promoção positiva para o desenvolvimento de um ecossistema de inovação e, com isso, a redução do hiato tecnológico observado em comparação aos grandes centros tecnológicos, partindo da sinergia entre os atores do ecossistema de PDI.

Entre as atividades a serem desenvolvidas pelo grupo estão: discutir e fornecer mecanismos, instrumentos e programas às ações de inovação; planejar e negociar parcerias; divulgar e fomentar plataformas tecnológicas de infraestrutura de PDI no Ceará; estimular a formação de redes colaborativas para o desenvolvimento de pesquisa e compartilhamento de infraestrutura; promover o debate especializado com grandes referências, além da divulgação de editais do tipo.

De acordo com Sampaio Filho, a ação pioneira faz parte dos esforços da FIEC para promover um espaço de inovação no Estado. “Esse momento é um marco para o Ceará. Juntar tantas empresas de porte, que unimos aqui, para falar sobre inovação e desenvolvimento de nossas Indústrias é um grande avanço. A ideia é sairmos do discurso, do campo das ideias e entrarmos na prática, na implantação, e ver como a Federação das Indústrias, em união com os gestores, pode trabalhar, fazer parcerias para desenvolvermos cada vez mais nossos negócios e região”, completou.

Estiveram entre os participantes presenciais e virtuais os gestores Roberto Macedo (J Macedo), Ricardo Parente (CSP); Paulo Gurgel (Cigel, Diretor da FIEC e Presidente Sindquímica); Maurício Gonçalves (3E Engenharia e Diretor do Sindienergia-CE); Alex Nascimento (CSP); Beatriz Bezerra (CSP); Fernando Bocchi (M. Dias Branco); Fernando Bocetti (M. Dias Branco);  Sidney Leite (M. Dias Branco); Joaquim Garcia (Pague Menos); Alexander Ponce (Unimed Fortaleza); Aderaldo Ricarte (Grendene); Victor Peixoto Praca (Durametal); Josias Cavalcanti (Itaueuira Agropecuária S/A) e Robinson Miolo (Esmaltec).

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright