telefone(85) 4009.6300

22/02 - Curso do IEL Ceará ensina como gestão financeira pode potencializar resultados nas empresas

19/02/2021 - 15h01

A pandemia evidenciou para as empresas a necessidade de dedicar uma atenção ainda maior à gestão financeira do negócio. Com o controle adequado das finanças e um planejamento detalhado, é possível criar um cenário mais positivo para o futuro e ter os recursos adequados para enfrentar as turbulências no caminho. Para ajudar as empresas nessa tarefa, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) lançou o curso Formação em Gestão Financeira, a ser ministrado de 22/2 a 21/4, em plataforma online, com aulas ao vivo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI. 

O curso terá como facilitadora a consultora em Finanças, Custos e Estratégia Empresarial, Danielle Porto, um dos grandes nomes da área no Ceará. Segundo ela, frente ao cenário de incertezas e mudanças aceleradas, é preciso entender que a gestão eficiente das finanças do negócio é fator preponderante para a conquista dos resultados almejados pela empresa. Até porque a empresa pode não conseguir precisar as receitas, mas, com certeza, os custos e despesas continuarão a existir. 

"Os momentos de imprevisibilidade são os mais perigosos para os negócios. O planejamento, o controle, a precificação e a análise de resultados mostrarão ao gestor o melhor caminho a seguir diante da crise. Gestão financeira feita de forma eficiente e eficaz é um diferencial importante para a longevidade das empresas", ensina.

A gestão financeira administra os recursos de curto, médio e longo prazos, visando, ao menor risco possível, maximizar os lucros e a sustentabilidade dos negócios. De acordo com a consultora, o planejamento financeiro é realizado conjuntamente a uma análise de vários cenários, permitindo que a empresa elabore planos de contingência e planeje com antecedência, por exemplo, quando vai precisar de crédito no mercado. "Quem planeja corre menos riscos, passa a ter uma visão de médio e longo prazos e assim tomará as melhores decisões", frisa a especialista.

Danielle Porto explica que a gestão financeira segue um passo a passo, que começa na estruturação do setor financeiro, com pessoas com conhecimento no assunto e habilitadas a executar a rotina diária da empresa. Também é preciso investir em tecnologia, com um software voltado a área de atuação da empresa e que integre as informações gerenciais. Por último, é preciso que o processo esteja estruturado, de forma que cada um saiba exatamente o que fazer e em que momento fazer o que lhe compete.

Para criar estratégias assertivas de gestão financeira para a empresa, a consultora orienta que sejam levados em conta aspectos como a economia e as tendências de mercado do setor em que o empreendimento está inserido. "É preciso avaliar, por exemplo, qual a melhor fonte de recursos a utilizar quando houver falta de capital de giro ou mesmo necessidade de novos investimentos. Outro fator importante é avaliar se será melhor financeiramente imobilizar a frota de veículos ou fazer um leasing. Caso a empresa tenha como estratégia vender através do marketplace, conhecer os custos envolvidos para que aplique uma precificação inteligente", exemplifica.

No curso Formação em Gestão Financeira do IEL Ceará todos esses aspectos serão abordados. O grande diferencial da capacitação é aliar o arcabouço teórico com a prática, já que a facilitadora vem de extensa vivência acadêmica e uma intensa atuação no mercado cearense.

"Formatamos um curso em que abordaremos teoria e vivência prática, das empresas direto para a sala de aula, através dos estudos de casos e discussões sobre questões recorrentes ligadas à gestão financeira. Outro diferencial é a didática. O conteúdo é abordado de forma simples e objetiva, sendo as nossas atividades realizadas em planilhas excel, o que permite aos nossos alunos, ao final do curso, utilizarem essas ferramentas nas suas empresas", destaca a consultora.

Se a sua empresa deseja ou precisa tornar a gestão financeira mais eficiente, inscreva-se no curso. Mais informações no site do IEL Ceará.

Serviço:
Curso Formação em Gestão Financeira
Data: 22/2 a 21/4
Horário: 18h30 às 22h
Informações e inscrições AQUI.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright