telefone(85) 4009.6300

SENAI Ceará dá início a duas turmas de cursos em parceria com Sindpan

19/01/2021 - 15h01

Com o intuito de promover a qualificação e a inserção profissional conectadas às demandas do setor produtivo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) iniciou nesta segunda-feira, 18/1, as aulas de duas turmas na unidade do Jacarecanga, em parceria com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Ceará (Sindpan). Ao todo, participam das capacitações 32 alunos, divididos em duas turmas - Padeiro e Confeiteiro. A carga horária é de 240h.
A oferta acontece por meio do Programa Emprega Mais, iniciativa do Ministério da Economia voltada a promover qualificação profissional, inserção de desempregados no mercado de trabalho, ganho de produtividade dos setores econômicos e aumento da competitividade do país no mercado global.

O início das turmas é uma entrega importante do SENAI no atendimento às demandas dos sindicatos, da presidência da FIEC e do conselho, reforça a gerente de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente. "O SENAI está cada vez mais próximo dos sindicatos e das demandas, fortalecendo a indústria e os setores. As indústrias e os sindicatos podem sempre contar com o SENAI Ceará", afirma.

O momento contou com a presença do presidente do Sindpan, Ângelo Nunes, e do presidente da Associação Cearense da Indústria de Panificação (Acip), Fernando Fernandes, que abordaram o cenário atual do setor e a expectativa em relação ao curso. De acordo com Ângelo, a expectativa para essa qualificação é muito boa. "Vamos capacitar quem está desempregado e aperfeiçoar quem está empregado, melhorando a qualidade dos processos nas indústrias e a qualidade final do produto, fazendo com que o setor vá evoluindo em processos, com aumento de faturamento", destaca.

“Nosso objetivo é a qualificação do setor panaderil e, para isso, é necessário que os colaboradores também estejam se reciclando, buscando melhorias. Uma oportunidade sensacional, já que é um curso de nível intermediário, com professores renomados e gratuito para os trabalhadores”, reflete o presidente da Associação Cearense da Indústria de Panificação (Acip), Fernando Fernandes.

Um dos alunos, Pedro Igor Soares, do curso de Padeiro, agradece a oportunidade. "“Agradeço à panificação cearense por essa iniciativa de ajudar na profissionalização e agregar conhecimento. Quero colocar em prática o aprendizado, as inovações que o curso irá trazer e contribuir com o setor”, afirma.

“Além do aprendizado de novas técnicas voltadas para confeitaria, espero também explorar mais o lado artístico e emotivo dentro da gastronomia. Muitas vezes, no ambiente de trabalho não conseguimos aprimorar, devido a diversos fatores, como tempo. Porém, dentro do curso, podemos nos permitir mais e trocar experiências. Parabenizo a panificação cearense por mais essa iniciativa”, ressalta Scarlet Fernandes, aluna do curso de Confeiteiro.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright