telefone(85) 4009.6300

2º dia do Proenergia apresenta palestras e painéis relevantes ao setor de energia renovável do Ceará

19/11/2020 - 20h11

Na abertura do segundo dia do Proenergia 2020 o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, destacou a importância do evento para o setor de energia do Ceará e reforçou os esforços feitos pela Federação para que este seja um segmento em crescente desenvolvimento. “Gostaria de ressaltar o importante trabalho realizado pelo Sindienergia e destacar o excelente trabalho do Núcleo de Energia da FIEC. O setor de energia do Ceará é um dos que mais cresce no nosso Estado e em todo o País, gerando empregos e impulsionando a economia. Por isso, temos que reconhecer a importância de um evento como o Proenergia para o Ceará”, afirmou. 

Em seguida, o presidente do Sindienergia, Benildo Aguiar, reforçou a importância da FIEC fortalecer cada vez mais o associativismo no Estado e a relevância de um evento que pode ampliar a discussão sobre temas ligados a cadeia de energia do Ceará.

O primeiro vice-presidente da FIEC, Carlos Prado, salientou a importância do Proenergia e pontuou que o Ceará lidera ações em busca de energia renovável no País. “ A projeção é que nosso Estado possa dar saltos ainda maiores com a possível produção de hidrogênio verde, combustível visto como principal alternativa às fontes de energia fósseis”, disse o vice-presidente.

Já o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Eduardo Neves, parabenizou a organização do evento e disse que mesmo em uma pandemia, é importante que o Proenergia aconteça e que importantes assuntos ligados à energia possam ser discutidos.

O diretor técnico do Sebrae-CE, Alci Porto, participou de forma remota e falou sobre o apoio que a Instituição vem dando para que pequenas empresas do setor de energia consigam se desenvolver e seguir crescendo no nosso Estado, impulsionando a economia local.

Em sua fala, a vice-presidente da FIEC, Roseane Medeiros, salientou a alegria de poder acompanhar de perto o crescimento do setor de energia no Ceará.

Participação do Ministro de Minas e Energia

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou de forma virtual e ressaltou os esforços que estão sendo feitos pela Fiec, pelo governo estadual e também pelo Governo Federal para que o setor de energia continue avançando no Ceará. Além disso, o Ministro falou sobre os esforços contínuos que são feitos para que o preço da energia diminua e chegue mais barata ao cliente final. “O trabalho é ininterrupto para que o valor da energia elétrica caia, para isso estamos sempre buscando por alternativas renováveis que possam nos fornecer um sistema elétrico seguro e com o abastecimento com menor preço possível. Nosso compromisso é continuar buscando por resultados positivos e expandir o segmento com responsabilidade e segurança”, finalizou o Ministro.

Palestra Magna
O secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Junior, apresentou uma nova fonte de energia renovável que tem grande potencial no Estado. “ O Ceará deve ser o maior produtor de hidrogênio verde do País e exportar a energia renovável para diversos países. A fonte de energia é apontada com a “nova energia do futuro” e o nosso Estado tem todos os requisitos necessários para se tornar o maior produtor de hidrogênio verde do País, combustível visto como principal alternativa às fontes de energia fósseis.
Segundo Maia, o Ceará tem desenvolvido importantes políticas de energia, desburocratizando processos e avançando com novos recursos de energias renováveis, como usinas eólicas offshore e hidrogênio verde.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright