telefone(85) 4009.6300

Consultor de Energia da FIEC é homenageado no PROENERGIA 2020 nesta quinta, 19/11

16/11/2020 - 16h11

O consultor de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Jurandir Picanço Júnior, será homenageado com o Troféu Proenergia 2020, nesta quinta-feira (19/11), na abertura do evento  Proenergia – uma realização do Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia Ceará), com apoio da FIEC e patrocínio master do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Jurandir Picanço foi engenheiro, diretor e presidente da Companhia Energética do Ceará (Coelce) até a sua privatização. Foi também professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC), secretário da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, conselheiro de Administração da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e presidente da Agência Reguladora do Ceará (Arce).

Atualmente, além de consultor de Energia da FIEC, e presidente da CSRenováveis/CE (Adece), Jurandir também é conselheiro consultivo da ABSOLAR e membro da Academia Cearense de Engenharia (ACE).

Nas diversas atividades exercidas, Jurandir Picanço sempre esteve ligado ao desenvolvimento de energias renováveis, sendo um dos responsáveis pelas primeiras iniciativas do Estado do Ceará no desenvolvimento da energia eólica. Destas iniciativas, pode-se destacar as primeiras medições dos recursos eólicos no Estado e a primeira licitação de energias renováveis do Brasil.

Até hoje, Picanço continua contribuindo intensamente para o desenvolvimento do setor, como na Rota Estratégica de Energia da FIEC, nos planos da Câmara Setorial, no novo Atlas Eólico e Solar do Ceará, nos eventos do ‘Energia em Pauta’ e ‘Proenergia’, na geração eólica offshore, na expansão das linhas de transmissão de energia, na geração distribuída, além de colaborar com o próprio desenvolvimento do Sindienergia Ceará.

“A homenagem é justa e oportuna, por tudo que o Dr. Jurandir Picanço já realizou e continua realizando pelo setor de energias renováveis para o Ceará e para o Brasil. Lá atrás, na década de 80, por exemplo, Jurandir contribuiu na primeira licitação comercial de energias renováveis, e hoje, continua atuando fortemente para o desenvolvimento do nosso setor”, salientou o coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim.

Para o homenageado, é um enorme prazer ter sido escolhido para receber a comenda. “Tendo completado 55 anos no setor de energia, é fácil entender o quanto me envaidece essa honraria. Nessa longa trajetória, foram muitos êxitos, alguns tropeços, mas o principal, o grande número de amigos que cultivamos no exercício profissional. Minha gratidão aos amigos que me concederam as oportunidades ou que colaboram em suas realizações. Sinto-me extremamente honrado com essa homenagem”, disse Jurandir Picanço.

Segundo o homenageado, que acompanha o sindicato desde o seu início, o Sindienergia ocupa um  patamar de reconhecimento e muito respeito. “Acompanhei toda a dedicação e competência de seus dirigentes, transformando o Sindienergia em uma organização cuja importância é reconhecida no Estado do Ceará e por todo o setor energético do país. Vivenciando o seu dia a dia, sei do seu valor para seus associados e para toda a sociedade”, concluiu.

Sobre o Proenergia 2020

O Proenergia trará uma programação ampla e atrativa para os participantes, nos próximos dias 18, 19 e 20 de novembro.

A novidade deste ano é que o evento será realizado por meio de plataforma digital, em função da pandemia de covid-19. O evento abordará temas fundamentais para a retomada do crescimento do setor no Brasil.

Com uma proposta de atração de investimentos e realização de negócios, o Proenergia terá conteúdo focado no panorama atual, oportunidades e desafios do setor, com espaço específico para rodadas de negócios e exposições, dando ampla visibilidade às empresas participantes.

"Em 2020, queremos propiciar a participação de mais pessoas, de outros Estados, pois esse é um dos benefícios de um evento virtual. Estamos fazendo um trabalho conjunto com o Sindienergia, buscando aproveitar o que temos de bom em um evento presencial, mas com as facilidades que um evento virtual oferece", adiantou Joaquim Rolim.

"Outra novidade é que este ano teremos mais dias de programação. Vamos trabalhar com uma visão macro do setor, mas também teremos um conteúdo focado nos desafios atuais pós-pandemia. Traremos grandes personalidades para esse debate. Como o evento será virtual, esperamos triplicar o número de participantes do ano passado", ressaltou Benildo Aguiar, presidente do Sindienergia.

Em 2019, o evento debateu oportunidades e desafios no setor elétrico, geração centralizada de energia, geração distribuída de energia, o futuro da distribuição de energia, entre outros.

Clique AQUI e confira toda a programação deste ano.
 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright