telefone(85) 4009.6300

IEL Ceará aposta em metodologias ágeis para apoiar a transformação digital nas empresas cearenses

13/11/2020 - 12h11

O mundo passa por momentos de profundas mudanças, onde o homem e a máquina interagem de uma forma nunca antes vista. O avanço tecnológico segue uma curva exponencial que acelera, dia a dia, a onda de produtos novos e inovações no mercado, o que exige das empresas respostas rápidas a desafios cada vez mais complexos. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) está trabalhando fortemente para capacitar profissionais e empresários a lidarem com esses desafios e traz uma ampla variedade de cursos com temáticas que contribuem para uma gestão mais inovadora, capaz de transformar as empresas cearenses e inseri-las nesse novo universo.

As metodologias ágeis são um dos temas em que o IEL Ceará está intensificando a oferta de cursos. De acordo com a superintendente do instituto, Dana Nunes, além de ser uma temática extremamente relevante para o momento presente, em que as empresas precisam quebrar paradigmas e se reinventar, o IEL Ceará investe em profissionais referência no mercado para que os alunos tenham acesso a conteúdos avançados e possam não só conhecer a teoria, mas também aprender a como colocar em prática os ensinamentos do professor.

“O IEL Ceará é a única instituição no Estado a disponibilizar capacitações nesse tema com a profundidade que nós trazemos. Os nossos cursos trabalham desde o básico até os conceitos mais avançados. Mais do que trazer como esses conceitos estão nos livros, os cursos mostram como funcionam nos processos organizacionais. Estamos investindo em grandes nomes para ministrar os cursos. É um investimento que se reverte em um diferencial muito importante para os participantes, sejam eles profissionais ou empresários”, destaca Dana.    

Entre os cursos, sobre o tema, disponibilizados neste ano pelo IEL Ceará estão: Gestão Ágil de Projetos; Design Thinkig para times ágeis; Gestão Ágil de Projetos com Scrum; Formação em RH Ágil; Agile Practices; e Advanced Business Agility, cuja primeira turma será em dezembro. Nas turmas já realizadas, foram capacitadas cerca de 150 pessoas. Os cursos acontecem por meio da plataforma educacional do IEL Ceará e as aulas são ao vivo, permitindo uma maior interação entre alunos e professores e a realização de networking. 

“As metodologias ágeis são apenas um dos focos do nosso portfólio, mas também trabalhamos com um amplo leque de capacitações voltadas à transformação digital das empresas cearenses, como Gestão da Inovação, Indústria 4.0, Internet das Coisas, Marketing Digital, entre outros. O nosso intuito é contribuir verdadeiramente para o avanço das nossas empresas. Essa é uma diretriz muito clara da gestão do presidente Ricardo Cavalcante, que impulsionou o IEL acreditando no potencial transformador da qualificação para o desenvolvimento das empresas”, afirmou a superintendente.   

Metodologias ágeis

Uma das principais características para o sucesso no mundo atual é ter agilidade, pois o futuro está cada vez mais incerto e o presente cada vez mais complexo, requerendo flexibilidade para se adaptar rapidamente. Como a velocidade de mudança hoje é altíssima, além de ágeis as empresas precisam ser também velozes.

Nesse contexto, as metodologias tradicionais de negócios já não conseguem mais dar conta dos desafios atuais. Assim, a solução de planejamento e gestão que tem se mostrado mais eficiente são as metodologias ágeis ou agile, em inglês. Elas surgiram da indústria de software e se disseminaram ao longo dos últimos 20 anos para o mundo dos negócios, tornando-se um dos pilares para a transformação digital, pois focam em lidar com problemas complexos.

Existem diversas metodologias ágeis, sendo Srum e Lean as mais populares. Essas metodologias permitem ajustes no projeto e no produto, conforme eles evoluem. Elas consideram as mudanças rápidas do ambiente, como clientes, tecnologia, concorrentes, e vão se adaptando de forma flexível, criando aprendizado durante o processo. Isso garante o melhor resultado possível, de forma eficiente e sustentável para a empresa e ao mesmo tempo maximizando a experiência do cliente em cada etapa.  

Para conhecer o portfólio dos cursos do IEL Ceará, clique AQUI.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright