telefone(85) 4009.6300

SESI Ceará patrocinará criação de BIM Colaborativo para micro, pequenas e médias construtoras cearenses

12/11/2020 - 18h11

Planejamento eficaz, banco de dados único, redução de custos, otimização do tempo. Essas são algumas das vantagens do “Building Information Modeling” (BIM), considerado a espinha dorsal da revolução tecnológica na construção civil brasileira. Este sistema permite criar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos de uma construção.

Com o objetivo de disseminar a introdução do BIM nas micro, pequenas e médias empresas cearenses, foi assinada nesta quinta-feira (12/11) uma parceria entre o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), para a implementação de um BIM Colaborativo.   

O projeto busca viabilizar a introdução da Modelagem da Informação da Construção (BIM) no cotidiano das empresas, com o objetivo de alavancar o setor imobiliário do Estado. "A FIEC fica honrada em poder apoiar um projeto tão inovador como este. É importante apoiar os nossos sindicatos. Eles têm feito muito em prol da sobrevida e do sucesso das empresas, que geram emprego e fazem a roda girar", disse o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante.

Devido às características e complexidade do BIM, a sua implantação se torna um processo arriscado para ser encarado de forma isolada, necessitando de orientação especializada para reduzir riscos e aumentar a chance de sucesso em sua adoção. "As empresas que utilizam o BIM têm grande vantagem competitiva em comparação às demais por conseguir um novo patamar de qualidade e competitividade", destacou o presidente do Sinduscon-CE, Patriolino Dias de Sousa.

Para Veridiana Soárez, superintendente do SESI Ceará, o projeto renderá bons resultados. "É fundamental para o SESI Ceará estreitar a parceria com o Inovacon, que é o braço de inovação do Sinduscon-CE, e ainda auxiliar as nossas indústrias no aumento da produtividade e consequentemente competitividade industrial", frisou.

Saiba mais

Em 2018, surgiu o projeto BIM Colaborativo, em Brasília. A iniciativa foi o desdobramento do desenvolvimento da coletânea BIM da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), seguido por Road Show, em 17 cidades brasileiras. As pesquisas realizadas durante o Road Show indicaram que 81% das empresas participantes tinham interesse em implantar o BIM.

Assim, foi desenvolvido um projeto-piloto, que congregou uma série de empresas do nicho da construção civil que foram conectadas com especialistas e desenvolvedores de software BIM. A iniciativa deixou um legado que está sendo aplicado em outras cidades do Brasil.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright