telefone(85) 4009.6300

Presidente Ricardo Cavalcante participa de cerimônia de assinatura de memorando de entendimento para retorno de exploração de urânio no Ceará

29/09/2020 - 09h09

O Governo do Estado assinou, na tarde desta segunda-feira, 28/09, memorando de entendimento para retorno da exploração de urânio no Ceará, por meio da mina de Itataia, que fica na cidade de Santa Quitéria.
A cerimônia foi transmitida pelas redes sociais e contou com a presença do governador Camilo Santana e de representantes do consórcio Santa Quitéria, formado pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e pela fertilizante Galvani. Também estiveram presentes a secretária adjunta de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Lília Mascarenhas Sant'Agostino e o presidente do Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Carlos Freire Moreira.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, também marcou presença na cerimônia. A FIEC vai participar do projeto por meio de capacitação da mão de obra, como ressaltou o governador Camilo Santana em sua fala.
"Vamos assinar esse protocolo de compromisso, em que o Estado está assumindo papel para esse negócio ocorrer bem. Vamos garantir uma adutora que vai levar água ao empreendimento; energia para iniciar o processo, vai gerar energia futuramente, mas precisa de fornecimento para startar; estradas de acesso e importantes vias para escoamento da produção; e capacitação da mão de obra em parceria com FIEC", disse o governador.
O projeto de exploração foi remodelado e deve receber US$ 400 milhões em investimentos até o início da operação, gerando 2,5 mil empregos diretos e indiretos. Camilo Santana reforçou ainda, que, caso os prazos sejam cumpridos, a exploração deve iniciar em 2023.
Também marcaram presença na assinatura o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado Maia Júnior, o prefeito de Santa Quitéria, Tomás Antônio Albuquerque, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Eduardo Neves, além de outras autoridades.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright