telefone(85) 4009.6300

Presidente Ricardo Cavalcante inaugura novo Centro Internacional de Negócios e celebra 1 ano de gestão à frente da FIEC

25/09/2020 - 14h09

Em cerimônia rápida e restrita a convidados, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, inaugurou, na noite da última quinta-feira (24/9), a nova sede do Centro Internacional de Negócios. Com uma estrutura moderna, ágil e inovadora, o prédio do CIN recebeu o nome do empresário Carlos Prado, 1º vice-presidente da FIEC, que participou da criação da área há 25 anos. Eduardo Bezerra, outra personalidade de grande importância para a história do Centro, também foi homenageado. A ‘Sala das Nações’ leva o nome dele. 

"Esta é uma homenagem mais do que merecida, pois essas duas pessoas, Carlos e Eduardo, foram fundamentais para a internacionalização dos negócios cearenses, tendo colocado as suas mentes visionárias a serviço do crescimento do nosso Estado", disse Ricardo Cavalcante.

"A inauguração da nova sede é a concretização desta etapa de preparação para o grande salto do CIN", disse Carlos Prado.

A partir de hoje (25/9), o novo CIN, localizado no térreo na Casa da Indústria, está de portas abertas para receber todas as empresas cearenses, seja de pequeno, médio ou grande porte.

"Por conta da crise sanitária, o mundo mudou. Nós não temos condições de trabalhar, hoje, da mesma forma que trabalhávamos seis meses atrás. O presidente Ricardo, na sua gestão extremamente ousada, enxergou no comércio exterior uma excelente estratégia para impulsionar a recuperação econômica", explicou Karina Frota, gerente do CIN.

O objetivo é atender indústrias com interesse em exportar produtos,  localizar potenciais fornecedores no exterior, conhecer acordos comerciais dos quais o Brasil participa ou mesmo entender as alíquotas de exportação dos produtos. "Ou seja, o nosso objetivo é facilitar a inserção internacional da empresa cearense", concluiu Karina.

Uma novidade é que o Centro Internacional de Negócios contará com uma integração com o Observatório da Indústria da FIEC, tudo para garantir informações rápidas e estratégicas para os empresários.

Reunião de diretoria

Após a inauguração do CIN, Ricardo Cavalcante conduziu a primeira reunião de diretoria plena presencial desde o início da pandemia. A reunião marcou 1 ano de gestão do presidente e contou com uma retrospectiva dos principais feitos até agora. "Nunca imaginei viver o que vivemos até aqui, um ano de desafios muito difíceis, mas também de muitos aprendizados. Fico orgulhoso por não termos demitido nenhum funcionário, apesar da pandemia", comemorou.

O aniversário de mandato foi celebrado por industriais e presidentes de sindicatos. "Eu afirmo, sem sombra de dúvidas, que o Ricardo Cavalcante foi o melhor presidente que esta casa já teve. Ele fez mais em 1 ano do que eu fiz em oito", disse Roberto Macêdo, ex-presidente da FIEC.

Para o reitor da Universidade Federal do Ceará, Cândido Albuquerque, este período foi fundamental para aproximar academia e setor produtivo. "Gostaria de registrar a importância que foi, para a academia, viver essa aproximação, muito liderada pelo presidente Ricardo Cavalcante. Isso não acontecia no Ceará e era muito ruim. Era ruim saber que tendo bons laboratórios aqui, as indústrias e o comércio do Ceará precisavam procurar suporte em Rio e São Paulo para solucionar seus problemas, mas isso mudou".

O esforço de atrair grandes empresários e importantes atores para dentro da FIEC também foi reconhecido. "Durante este 1 ano eu me senti ouvido, senti que posso contribuir, e muito, com esta casa. Eu vejo que o Ricardo é, além de gestor, uma figura humana, alguém que se preocupa com todos", afirmou o emprésario Igor Queiroz Barroso.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright