telefone(85) 4009.6300

Observatório da Indústria da FIEC lança 12a edição do Boletim Econômico do Coronavírus

16/09/2020 - 14h09

O Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) lançou nesta quarta-feira (16/9) o 12º Boletim Econômico do Coronavírus, que apresenta um monitoramento dos impactos da pandemia, na saúde e na economia, a partir da reabertura gradual das atividades econômicas.

Em relação aos números da Covid-19, o estudo destaca que, na semana passada, Fortaleza aumentou a taxa de ocupação de UTIs, mas diminuiu substancialmente os óbitos (-63,2%). Os municípios de Sobral, da região do Cariri, do Litoral Leste e da região do Vale do Jaguaribe tiveram reduções em todos os indicadores. Já o Sertão Central sofreu uma elevação dos óbitos (26,7%). Dessa forma, segundo os dados da última semana, houve certa melhora da situação no estado como um todo.

A análise das atividades econômicas aponta que todas as macrorregiões do estado estão na 4ª fase do plano de retomada. Os poucos setores que ainda não retornaram estão em planejamento, informa o boletim. "Diante desse contexto, interromperemos a publicação dos boletins econômicos do coronavírus, tendo em vista certa estabilidade que vivemos no momento no que se refere a retomada das atividades do estado", anuncia a pesquisadora do Observatório da Indústria da FIEC, Eduarda Mendonça.

No âmbito nacional, o estudo mostra a expectativa de queda do PIB nacional em -5,1% por parte do Banco Central. Porém, a retração da produção industrial é esperada de forma mais intensa: -6,9%.

O BNDES liberou mais um financiamento para folha de pagamentos em agosto, contribuindo para facilitar o acesso ao crédito. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Caixa Econômica Federal firmaram um acordo de oferta de crédito para capital de giro e investimentos visando as micro e pequenas indústrias.

Em termos de emprego, houve uma tímida melhora: 100 mil contratações em julho. Porém, vale ressaltar que, no acumulado do ano, o saldo ainda é negativo: uma queda de mais de 1 milhão de postos de trabalho.

Leia na íntegra o boletim AQUI.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright