telefone(85) 4009.6300

FIEC adere à campanha Setembro Amarelo

10/09/2020 - 14h09

Desde 2015, o mês de setembro é marcado por debates sobre um assunto que ainda é tabu na sociedade: o suicídio. O Setembro Amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida, que mobiliza instituições, escolas, empresas e sociedade em geral para lançar luz sobre esse assunto, com o objetivo de prevenir e conscientizar um número cada vez maior de pessoas.

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará aderiu à campanha e está com sua sede iluminada com a cor amarela desde o início do mês.  “O nosso objetivo é reforçar neste mês a importância dos cuidados com a saúde mental”, explica Andrea Pinheiro, coordenadora de saúde do SESI Ceará.

O SESI é uma instituição comprometida com a saúde física e emocional dos cearenses e oferece atendimento psicológico para adultos e crianças a partir de quatro anos de idade.

O serviço de psicoterapia iniciou em 2018, no SESI Parangaba. Com preços mais acessíveis que o mercado, as consultas objetivam o cuidado com a saúde mental e emocional dos pacientes.  “Percebemos hoje, nos consultórios, que as pessoas reconhecem que precisam e buscam ajuda. Antigamente, havia uma imagem da saúde mental como algo negativo, mas hoje a sociedade está entendendo que é algo que pode fazer as pessoas evoluírem”, destaca Ana Karine Vasconcelos, psicóloga do SESI Ceará. O atendimento tem 50 minutos de duração e, segundo Karine, o ideal é que os encontros aconteçam semanalmente.

Em 2019, foi a vez de ampliar o serviço para o público infantil. A também psicóloga do SESI Ceará, Lívia Ferreira Lima Dantas, explica que, diferentemente do atendimento com adultos, a psicologia infantil utiliza recursos lúdicos com os pacientes, como jogos, desenhos e teatro de bonecos. “Diferentemente do adulto, que tem o diálogo como forma de comunicação, a criança expressa seus conflitos e sentimentos de outras maneiras”, esclarece.

Segundo Lívia, a terapia infantil é indicada não apenas para crianças com algum tipo de transtorno mental. “Crianças que apresentam choro constante, recusa alimentar, sono excessivo ou falta de sono, dificuldades escolares, isolamento social, agressividade excessiva, entre outros sintomas, podem estar passando por um sofrimento intenso. É interessante que os pais estejam atentos a esses sintomas para avaliar a possibilidade de procurar atendimento psicoterapêutico. Às vezes, o encaminhamento é feito pela escola ou mesmo pelo pediatra”.

Para mais informações, ligue (85)4009.6300

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright