telefone(85) 4009.6300

Museu da Indústria celebra aniversário de 6 anos

10/09/2020 - 09h09

Hoje, 10/09, o Museu da Indústria celebra 6 anos de atividades. Essa é uma data muito importante para a cultura e para os amantes da arte que, ao longo desse tempo, puderam conferir muitas exposições, em um espaço planejado para ser disseminador de manifestações culturais. Para comemorar essa data, o museu vai realizar  ações nas redes sociais para aproximar o público do espaço - que estava fechado no período de isolamento social, mas que já está reaberto para visitações presencial e online via agendamento.

As ações nas redes sociais consistem em vídeos interativos com colaboradores falando sobre a experiência no museu. A divulgação das exposições também será reforçada ao longo de todo o mês.

Nos últimos anos, o Museu desenvolveu projetos e exposições importantes. Atualmente, "Carnaúba - Árvore da Vida" e  "Novos Olhares para Monalisa" são as exposições que podem ser conferidas pelo público.

O Museu da Indústria também foi palco para importantes exposições, como o Ceará Design Week, em 2019, a 7ª edição do Prêmio Indústria Nacional Marcantônio Vilaça para as Artes Plásticas e o espetáculo teatral “Do Siará ao Ceará – Uma expedição poética”. Antes disso, o espaço recebeu o Selo de Responsabilidade Cultural 2018.

“O conceito inicial do Museu da Indústria evoluiu, e ele, cada vez mais, torna-se uma ferramenta que contribui com o Sistema FIEC no pensamento do futuro da Indústria. Para isso, passamos a incorporar nas exposições do museu, os conceitos de economia criativa,  design,  moda, sem esquecer do conceito inicial, da memória. Buscando sempre relações com o passado e o futuro, com o objetivo de colaborar com o pensamento de uma nova indústria”, afirma o gerente do Museu da Indústria, Luis Carlos Sabadia.

História do Museu

O prédio que sedia o museu foi erguido no final do século XIX, ainda durante o governo de Dom Pedro II. Em 1995, foi tombado pelo Governo do Estado, através do decreto n. 23.829, de 29.08.1995. O equipamento foi comprado pelo SESI em 2001, passou por restauração a partir de 2005, tendo sido inaugurado em 2014.

O Museu da Indústria está localizado no mais importante corredor histórico do Centro de Fortaleza, onde é possível visualizar o Passeio Público, o Forte Nossa Senhora de Assunção, a Santa Casa de Misericórdia, o Centro Cultural Dragão do Mar e a Catedral. A edificação possui mais de 2 mil metros quadrados de área disponível, distribuídos em espaços diversos, voltados para ações museológicas e culturais em geral.

PARA AGENDAMENTO DE VISITAS, LIGUE (85) 3201.3901

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright