telefone(85) 4009.6300

Instituto SENAI de Tecnologia e empresas Agromix e Fosfatec aprovam projeto de realidade aumentada em edital de inovação

04/09/2020 - 18h09

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), por meio do Instituto SENAI de Tecnologia, teve aprovado o projeto de transformação digital "Sistema de manutenção e inspeção em linhas de produção contínua com uso de realidade aumentada (augmented reality - AR)", em parceria com as empresas Agromix e Fosfate, no Edital de Inovação para a Indústria.

O projeto, submetido pelo Laboratório de Projetos instalado na Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará, terá 12 meses de duração. A iniciativa, que visa contribuir com a transformação digital das industrias, será executado pelo time de especialistas técnicos do Instituto SENAI de Tecnologia e acompanhado pela equipe de gestores da inovação do Núcleo de Inovação Tecnológica do SENAI.

O uso de realidade aumentada permite que operações de inspeção e manutenção de setores/equipamentos industriais possam ser realizadas com maior segurança para o operador humano, já que ocorre, inicialmente, sem contato físico com o equipamento e permite ao operador conhecer os prováveis motivos de falhas de equipamentos por meio de diagnósticos instantâneos.

O uso de sistema de realidade aumentada resulta em um banco de dados que pode ser usado como ponto de integração com outras aplicações. Assim, a realidade aumentada pode ser integrada a outros sistemas de acompanhamento de dados, como supervisórios e sistemas de gestão.

O sistema proposto utiliza a tecnologia Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) através da realidade aumentada para manutenção e coleta de dados de forma contínua e instantânea, e é composto por um subsistema de gestão de estoque automatizado por meio de código de barras.

Como resultado, as empresas terão benefícios diretos, como acompanhamento em tempo real da produção; maior acessibilidade para integração de áreas da produção P&D, insumos, produção, marketing, venda, distribuição e pós-venda; tomadas de decisão com maior infalibilidade; e ajuda para previsão de falhas de equipamento.

O Instituto SENAI de Tecnologia (IST) atua como agente de transformação digital no estado do Ceará possibilitando as empresas de diversos segmentos e tamanhos assumir papel ainda mais competitivo por meio de tecnologia aplicada.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright