telefone(85) 4009.6300

FIEC sedia reunião de Grupo de Trabalho que planeja o desenvolvimento da indústria cearense no pós-pandemia

03/09/2020 - 13h09

Na manhã desta quarta-feira, (3/9), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) sediou mais um reunião do Grupo de Trabalho (GT) que planeja o desenvolvimento da indústria cearense no pós-pandemia. A reunião foi conduzida pelo primeiro vice-presidente da FIEC, Carlos Prado, e contou com uma apresentação prévia do documento que está em elaboração, feita pelo economista e assessor econômico da FIEC, Lauro Chaves.

Trata-se de um compilado de estratégias para a retomada do crescimento econômico após a pandemia, dividido em ações de curto prazo, de transição e de longo prazo. "Queremos disponibilizar um resumo de ações com novos caminhos para as empresas", explicou Carlos Prado. 

O objetivo é nortear o industrial sobre os caminhos que ele poderá percorrer para colocar os negócios nos trilhos e crescer. Além de um volume dedicado às Rotas Estratégicas Setoriais, com sugestões específicas para cada um dos setores estratégicos, o material contará com uma gama de soluções indicadas por SESI, SENAI, IEL e CIN. "A ideia é levar essas estratégias para todo o Ceará, inclusive para o interior. O nosso objetivo não é criar uma base industrial, mas sim desenvolver as indústrias que já existem, dando suporte principalmente aos pequenos", disse Lauro Chaves. O economista ressaltou a necessidade de se construir um futuro com indústrias competitivas, sustentáveis e inovadoras.

Sobre isso, o também economista, Luís Eduardo Barros, reforçou a importância de uma nova mentalidade entre os empresários. "O plano está muito bem feito, com ideias maravilhosas, mas é importante preparar o terreno. Muitos empresários precisam abrir a mente para essas novas estratégias", afirmou.

Sobre o GT

Ao longo dos últimos meses, em diversas reuniões semanais, empresários e sindicatos foram consultados pelo GT para uma coleta das principais necessidades e também para a criação de alternativas que possam nortear o plano de retomada industrial, a serem apresentadas aos governos municipal, estadual e federal.

O GT é formado por industriais e economistas cearenses.

O documento será lançado em breve e disponibilizado para todo o setor industrial.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright