telefone(85) 4009.6300

IEL Ceará lança Hub de Empreendedorismo e Inovação e Edital de Fomento ao desenvolvimento de negócios para a indústria

02/09/2020 - 20h09

Um espaço voltado à conexão entre ideias inovadoras e empresas, com foco na indústria. Essa é a proposta do Hub de Empreendedorismo e Inovação do IEL Ceará, lançado hoje (2/9), em evento virtual, com participação da superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes e do diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC, Sampaio Filho. A iniciativa faz parte do Programa de Inovação Industrial do Sistema FIEC (P2I), desenvolvido pela Diretoria de Inovação e Tecnologia da FIEC. O Hub tem a parceria do Sebrae.

Em vídeo gravado, o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, se dirigiu aos empresários para afirmar que o Hub vem impulsionar a inovação na indústria e promover o desenvolvimento do setor. "Na prática, será um espaço destinado para empreendedores criarem negócios, trocarem conhecimento e acelerarem a transformação de ideias em produtos e processos inovadores, tanto para o mercado quanto para a indústria", destacou. Alguns dos grandes diferenciais do Hub, de acordo com Ricardo Cavalcante, serão acelerar ideias, desenvolver protótipos, testar e implementar nas empresas, tudo alinhado com as diretrizes e parceiros.

A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, pontuou que o Hub é uma oportunidade de contribuir para o ecossistema de inovação no Ceará. "Ficamos muito felizes pela oportunidade ímpar de proporcionar a ambiência para o setor produtivo. Que as pessoas possam vir para cá trazer ideias inovadoras para juntos trabalharmos essa transformação", ressaltou.

Em seguida, o diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC, Sampaio Filho, definiu o Hub como um braço para que as ações de inovação se transformem em nota fiscal. "Queremos tornar realidade, traduzir em nota fiscal, gerar negócio com todo esse movimento que já fazemos no Sistema FIEC. Não há vôo solo. É preciso visão coletiva para sacudir e dinamizar esse potencial que temos", destacou. Sampaio também lembrou que está em curso o projeto de Transformação Digital do Sistema FIEC.

O lançamento do Hub contou com a palestra da CEO da Key Solution, Roseanne Pimentel, sobre transformação de ideias em negócios inovadores. Essa transformação, segundo a palestrante, acontece quando se olha para um cenário onde estão inseridas a competitividade e a necessidade da indústria e se faz acompanhamento de tendências. "Com base nisso, cria-se modelos de negócios a partir de uma proposta de valor, em sintonia com um modelo de gestão assertiva. Esse tipo de negócio exige um fluxo contínuo que vai desafiar diariamente. É importante estarmos atentos sempre ao contexto de inovação", refletiu.

Edital para desenvolvimento de ideias
Durante o evento, como primeira ação do Hub, foi lançado Edital para Seleção de Ideias/Soluções Inovadoras para o Projeto de Pré-Incubação com foco no setor industrial, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova). Serão selecionadas 30 ideias que receberão apoio para o desenvolvimento de soluções aos principais desafios da indústria cearense. As ideias selecionadas poderão crescer de forma acelerada e ganhar escala, contando com toda a infraestrutura do Hub, capacitação, uma rede de mentores, networking e possibilidade de acesso a financiamento.

As inscrições têm início hoje (2/9) e seguem até 21/9. O resultado da primeira fase será divulgado em 28/9. As 50 ideias selecionadas deverão enviar Pitchs, apresentações rápidas com a intenção de “vender” a ideia, entre 29/9 e 5/10. O resultado final, com as 30 ideias selecionadas, sairá no dia 9/10. As etapas de desenvolvimento da ideia envolvem soluções em torno do problema, conexão, ideação, projeto de prototipação, validação e mercado.

Sobre o Hub de Empreendedorismo e Inovação do IEL Ceará
O Hub tem o objetivo de impulsionar a inovação na indústria cearense e promover o desenvolvimento do setor. É mais que um espaço de ideias. A proposta é fazer um link entre ideias e indústrias. Além de ser um ambiente para geração de soluções, será um local também onde as ideias mais maduras serão mapeadas e trabalhadas para que possam efetivamente ajudar as indústrias a superar seus desafios.

Na prática, será um espaço para empreendedores criarem negócios e produtos transformadores. O Hub tem a proposta de ser uma ambiência que inspire a geração de novas ideias, a troca de conhecimentos e que acelere a transformação dessas ideias em negócios, produtos e processos inovadores para o mercado, utilizando mentorias, metodologias ágeis, abordagens de gamificação, entre outras. Podem participar empreendedores com negócios já constituídos ou aqueles que querem abrir um negócio, além de startups.

Mais informações e acesso ao edital: (85) 4009-6300
Edital de Fomento ao desenvolvimento de negócios para a indústria [01/09/2020]
 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright