telefone(85) 4009.6300

Inteligência artificial e machine learning aplicada à segurança no setor de construção civil é tema de painel

02/09/2020 - 14h09

Nesta terça-feira (1/9), o I Fórum de Transformação Digital do Sistema FIEC: Desafios e Oportunidades para a Indústria Cearense no período pós-Covid-19 realizou mais um painel de debate, desta vez para discutir o tema "Inteligência artificial e machine learning aplicada à segurança no setor de construção civil".

Participaram do debate Alexandre Mourão, Diretor de Engenharia da C. Rolim Engenharia; Barros Neto, professor da UFC; Marcelo Montenegro, Diretor da Construtora Montenegro; Jorge Dantas, Diretor Técnico da KPR Rodan; e Cláudio Barreira, Diretor de Engenharia da Mota Machado. O encontro foi mediado pelo engenheiro de segurança e pesquisador do SESI, Rodrigo Nogueira.

"A inteligência artificial está sempre presente nas pautas de inovação. Vista por uns com entusiasmo e por outros com certo receio, acredito que muitas pessoas não percebem que a inteligência artificial já está no nosso dia a dia, seja quando o nosso e-mail filtra o SPAM ou quando o Netflix nos dá sugestões com base nas nossas preferências", introduziu Rodrigo Nogueira.

"Na construção civil temos vários exemplos. Na própria segurança, você aprender com os problemas de insegurança ou acidente, e você trabalhar para que isso não aconteça, criar câmeras, criar sensores, automatizar processos para ganhar produtividade", disse o professor Barros Neto.

Segundo os painelistas, a demanda da construção civil ainda é pequena, mas a tendência é crescer. "A indústria da construção civil ocupa 7% da mão de obra no mundo e cresceu 1% nos últimos 10 anos, enquanto a indústria em geral cresceu 2,8% e a indústria da agricultura cresceu 3,6% ao ano. A construção civil está ficando à margem, é subutilizada no mundo, mas temos bons projetos surgindo", lembrou Jorge Dantas.

Para conferir o painel na íntegra, clique AQUI.

Ao longo das próximas semanas, outros painéis de debate serão apresentados ao público, sempre às terças e quintas-feiras. O fórum é uma realização do Sistema FIEC, por meio de sua Diretoria de Inovação e Tecnologia, bem como SESI, SENAI e IEL, com a parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Sebrae, da Gartner e da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Confira a programação:

Dia 03/09 - O que a crise sanitária nos ensinou sobre a importância de cuidar da Saúde? Inovação e tecnologia em saúde geram economia!
Participantes:
Bruno Simões – Coordenador de PD&I do SESI
Cláudio Patrício – Médico do Trabalho e Pesquisador do SESI
William Kassler – Vice-Diretor de Saúde da IBM Watson Health
Ron Goetzel – Senior Scientist da Johns Hopkins
Jaime Gama – Executive Partner da Gartner

Dia 08/09 - Desafios educacionais e soluções tecnológicas para o mundo do trabalho no período pós-Covid-19
Participantes:
Sônia Parente – Gerente de Educação do SENAI
Ana Paula Pinho – Gerente de Educação do SESI
Nei Silvério – Executive Partner da Gartner
Felipe Morgado – Gerente Executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Nacional
Cristiano Oliveira – Coordenador de Pós-Graduação – Centro Universitário Farias Brito
Dower Frota – Coordenador de Pós-Graduação – Centro Universitário Farias Brito
Andrey Barbosa – Diretor Executivo da Faculdade Ari de Sá
Henrique Soárez – Pró-Reitor Administrativo da Uni7
Anderson Morais – CEO da Agenda Edu

INSCRIÇÕES AQUI.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright