telefone(85) 4009.6300

IEL Ceará lança Hub de Empreendedorismo e Inovação nesta quarta-feira (2/9)

31/08/2020 - 15h08

O Ceará vai ganhar, nesta quarta-feira (2/9), um novo espaço voltado à conexão entre ideias inovadoras e empresas, com foco na indústria. Será lançado o Hub de Empreendedorismo e Inovação do IEL Ceará, uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), em parceria com o Sebrae, com o objetivo de impulsionar a inovação na indústria cearense e promover o desenvolvimento do setor. O lançamento ocorrerá às 17h, em um evento online, com a palestra “Transformando ideias em negócios inovadores”, a ser ministrada pela consultora Roseanne Pimentel. Na ocasião, o IEL Ceará irá lançar também o primeiro edital de fomento ao desenvolvimento de negócios para a indústria, numa parceria com a Prefeitura de Fortaleza. Em seguida, outros editais serão lançados com a inclusão de novos parceiros, inclusive o Sebrae que será um grande parceiro do IEL/CE em mais essa ação.

A superintendente do IEL, Dana Nunes, explica que o Hub de Empreendedorismo e Inovação do IEL Ceará é mais que um espaço de ideias. A proposta é fazer um link entre ideias e indústrias. Além de ser um ambiente para geração de soluções, será um local também onde as ideias mais maduras serão mapeadas e trabalhadas para que possam efetivamente ajudar as indústrias a superarem seus desafios.

Na prática, será um espaço para empreendedores criarem negócios e produtos transformadores. O hub tem a proposta de ser uma ambiência que inspire a geração de novas ideias, a troca de conhecimentos e que acelere a transformação dessas ideias em negócios, produtos e processos inovadores para o mercado, utilizando mentorias, metodologias ágeis, abordagens de gamificação, entre outras. Podem participar empreendedores com negócios já constituídos ou aqueles que querem abrir um negócio, além de startups.

“Desde o início da gestão do presidente Ricardo Cavalcante, o IEL Ceará inova não só na oferta de soluções para as empresas, mas também se reinventando enquanto instituição. Buscamos nos aproximar cada vez mais do mercado, das empresas, e hoje somos um IEL diferenciado. Sentimos a necessidade de ir além, já que o IEL Ceará passou a coordenar todo o programa de inovação do Sistema FIEC. Percebemos que não basta ter ideias inovadoras, precisamos ter uma ambiência em sinergia com o ecossistema de inovação para tirar as boas ideias do papel e fortalecer a indústria cearense. Então, o nosso propósito é criar uma ambiência para que isso possa de fato ocorrer e que não seja só um espaço de ideias, mas de soluções concretas para a indústria, que façam nossas empresas se desenvolverem e prosperarem”, justifica.

De acordo com ela, todos os sindicatos associados à FIEC serão envolvidos na ação de forma que as soluções criadas no hub possam beneficiar todos os segmentos industriais.  

A primeira ação do hub será o lançamento de um edital, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, que irá selecionar ideias para pré-incubação, voltadas ao setor industrial. Serão selecionadas 30 ideias que receberão apoio para o desenvolvimento de soluções aos principais desafios da indústria cearense. As ideias selecionadas poderão crescer de forma acelerada e ganhar escala, contando com toda a infraestrutura do Hub, capacitação, uma rede de mentores, networking e possibilidade de acesso a financiamento. Outros detalhes do edital serão divulgados no dia do lançamento.

“O grande diferencial do Hub do IEL Ceará, que é também nosso maior desafio, será acelerar as ideias, prototipá-las, testá-las e implementá-las nas empresas, tudo muito alinhado com nossas diretrizes e parceiros. Vamos contribuir fortemente com esse desenvolvimento incentivando o empreendedorismo e as ações inovadoras. No processo de ideação e execução, contaremos com a parceria das outras casas do Sistema FIEC – SESI e SENAI – e com o SEBRAE/CE", destaca Dana.

Serviço:
Lançamento do Hub de Empreendedorismo e Inovação do IEL Ceará
Data: 2/9/2020
Horário: 17h
Evento online
Informações: 3421-6515/6516 ou 99270-7210

INSCRIÇÕES AQUI

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright