telefone(85) 4009.6300

Indústria da construção registra alta na atividade em julho, aponta pesquisa do Observatório da Indústria da FIEC

28/08/2020 - 09h08

Após quatro meses em queda, a Indústria da Construção no Ceará apresentou um aumento da atividade em julho. Essa é uma das boas notícias que a Sondagem da Construção, elaborada pelo Observatório da Indústria da FIEC com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), traz neste mês. Divulgada nesta sexta-feira (28/8), a pesquisa aponta o início de uma retomada do setor. O indicador “Novos Empreendimentos e Serviços” ficou acima da média histórica e os índices de “Utilização da Capacidade de Operação” e “Intenção de Investimento” estão acima da média nacional.

De acordo com a pesquisadora do Observatório da Indústria da FIEC, Eduarda Mendonça, o aumento do nível da atividade é reflexo da liberação das atividades do setor no mês anterior, quando foi possível aumentar a Utilização da Capacidade de Operação (UCO), que envolve o número de funcionários trabalhando. Desde junho, a UCO está acima de 70%, possibilitando essa expansão da atividade.

"O setor de Construção Civil foi muito afetado pela crise da pandemia. O nível de atividade sofreu quedas consecutivas nos últimos meses. Em julho, pela primeira vez desde março, o setor apresentou aumento na atividade no Ceará. No entanto, é importante mencionar que, mesmo com o crescimento em relação a junho, o nível de atividade ainda se encontra abaixo o usual para o setor. A retomada ao nível usual requer ainda mais crescimento, o que perpassa por uma recuperação dos demais setores. Por isso, a expectativa é de que, com a recuperação econômica, o setor volte ao patamar pré-pandemia", analisa. 

As expectativas da construção cearense para os próximos seis meses permaneceram positivas, assim como registrado em junho, aponta o relatório técnico da pesquisa. Com exceção da Intenção de Investimento, todos os outros índices apresentam otimismo e chegam próximos ao nível que marcavam antes da pandemia. Tal cenário demonstra o ajuste das expectativas do empresariado cearense com o início do plano de retomada econômica, mas deflagra a necessidade de novas políticas de acesso ao crédito, para dar melhor perspectiva e estabilidade para a realização de investimentos. 

"Os empresários da construção estão otimistas tanto em relação à atividade, como novos empreendimentos e número de empregados. Dessa forma, há uma percepção de que o crescimento do setor se sustentará ao longo dos próximos meses, conforme a recuperação da economia em geral", comenta Eduarda. 

Diversas medidas estão sendo adotadas para mitigar os efeitos da paralisação decorrente do isolamento social. Para conhecer e entender as políticas adotadas no enfrentamento aos impactos econômicos da Covid-19, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) está produzindo boletins atualizados das políticas adotadas no Brasil e no mundo e painéis interativos com dados que tem como objetivo ajudar os empresários a tomar as melhores decisões. Os boletins e painéis podem ser encontrados no site do Observatório da Indústria.

Confira a Sondagem da Construção de julho AQUI.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright