telefone(85) 4009.6300

Paulo André Holanda publica artigo no jornal O Povo sobre o papel do SENAI Ceará na retomada da indústria

27/08/2020 - 10h08

Nesta quinta-feira (27/8), o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), Paulo André Holanda, publicou artigo no jornal O Povo intitulado "O papel do Senai na retomada da indústria". O artigo mostra os esforços do SENAI durante a pandemia, com a produção de insumos, e também a importância estratégica da instituição na retomada da economia. Paulo André, no texto, fala que a educação profissionalizante deve ser estratégia do industrial.

Confira o texto na íntegra a seguir: 

ob a liderança do presidente Ricardo Cavalcante, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) está unida contra a Covid-19 realizando ações de forma ágil e eficaz, estimulando a todos com uma energia de solidariedade.

Os últimos cinco meses foram especialmente desafiadores para o Senai-CE. A instituição se reinventou ao criar espaços nas unidades para produção de álcool em gel, aventais e máscaras TNT, máscaras Face Shield, ao realizar a manutenção de ventiladores mecânicos, o desenvolvimento de túneis de desinfecção, a elaboração de um protótipo de respirador mecânico, a realização de 55 webinars em ações educativas, a submissão de 17 projetos de inovação em instituições de fomento e a criação de um capacete de respiração assistida - Elmo, entre outras ações.

Agradeço aos importantes parceiros de cada ação e aos que fazem a instituição Senai-CE, bem como às casas parceiras Sesi, IEL, CIN e ao corporativo da Fiec.

Nesse sentido, gostaria de disponibilizar esta mesma energia e agilidade dos serviços do Senai-CE para os sindicatos das indústrias e aos industriais nesta retomada para que possamos minimizar os prejuízos humanos e econômicos sofridos.

Os cursos de educação profissional do Senai-CE tem disciplinas de empreendedorismo e valores humanos e foram readequados para o período em que vivemos. Diversas soluções online foram construídas para atender o novo normal, com novos equipamentos e laboratórios. Lembrando que o investimento em educação profissionalizante deve ser estratégia do industrial.

Neste momento em que temos que ser estoicos, Sêneca diz "Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe pra onde ir", por isso a inteligência do Observatório da Indústria é essencial como ferramenta para diagnósticos e análise de cenários e também está a serviço do industrial.

Por orientação do presidente Ricardo Cavalcante, para juntos sermos mais assertivos, as casas da indústria trabalham engajadas entre si e buscando parcerias para ampliar nossa atuação com a academia, governo e setor produtivo, e melhor atender ao industrial. O Senai fará ainda este ano uma parceria com a ESP (Escola de Saúde Pública), tendo em vista o destaque que o segmento da saúde tem merecidamente recebido.

O Senai está aberto em todo o Estado para auxiliar os industriais na retomada, estamos à disposição.

Paulo André Holanda - diretor regional do SENAI Ceará

O artigo está disponível online para assinantes e na versão impressa. Clique AQUI e confira.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright