telefone(85) 4009.6300

Ceará Global discute potencial de pesca e aquicultura no Estado

25/08/2020 - 19h08

Nesta terça-feira (25/8), o Ceará Global, evento anual sobre comércio exterior e investimentos internacionais que este ano ocorre de forma online, trouxe para o público um rico debate sobre pesca e aquicultura no Ceará. Intitulado "da tradição ao novo mundo", o painel contou com a participação de Cadu Villaça, representante do Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca no Estado do Ceará (Sindifrio), e Felipe Matias, cientista-chefe da aquicultura da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap Ceará). A mediação ficou por conta do coordenador da Pós Graduação em Engenharia de Pensa da UFC, Bartolomeu Silva de Souza.

O Ceará está conectado a vários mercados ao redor do mundo, tendo um histórico relevante na produção de pescados. "É um setor de grande importância para a nossa economia", disse o mediador na abertura da programação.

O painel abordou a produção e o consumo de pescados cearenses no mundo, além de desafios e gargalos para o desenvolvimento da atividade.

"A pesca ainda é vista por muita gente como uma atividade subdesenvolvida. Você fala em pescador e as pessoas imaginam algo marginal. O nosso esforço é elevar essa atividade a um outro patamar", disse Cadu Villaça.

"Eu estive em todos os estado do Brasil e em mais de 30 países observando a atividade de aquicultura, e fico feliz em poder falar sobre o potencial do Ceará na área de pescados", disse Felipe Matias.

Os painelistas falaram sobre os principais produtos cearenses, como a lagosta e o pargo, além de lembrar o potencial de outras espécies, como o atum. "As nossas águas não são favoráveis para a reprodução em grande quantidade, pela proximidade com o Equador, mas temos uma qualidade muito grande, pois nossos pescados têm valor para a alta gastronomia", explicou Cadu.

Outro assunto abordado foi a necessidade da conscientização da população sobre o consumo sustentável, especialmente no que se refere ao período de defeso. "Não deveríamos consumir pescados frescos em determinados períodos do ano, mas a própria população, muitas vezes, sabe pouco ou não respeita essas restrições de consumo", alertou Cadu.

Para conferir o painel na íntegra clique AQUI.

Ceará Global
O Ceará Global é uma iniciativa articulada pela Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro (CS COMEX & IE), com a co-realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), Câmara Brasil Portugal, Universidade de Fortaleza (Unifor), organização da Prática Eventos e Muvon.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright