telefone(85) 4009.6300

Internacionalização da economia cearense em pauta no Ceará Global

25/08/2020 - 13h08

A quarta edição do Ceará Global iniciou a sua programação nesta terça-feira (25/8) em formato completamente online e inovador. O evento é voltado à internacionalização da economia do Ceará e neste ano traz como tema “O futuro em 360º”. A cerimônia de abertura foi conduzida pela presidente Câmara Setorial de Comércio Exterior da Adece e coordenadora do Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (Nupex) da Unifor, Mônica Luz, e pelo presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBP-CE), Cel Waldocyr Romero, representando as instituições promotoras e realizadoras do evento. 

Mônica Luz disse que esta edição do Ceará Global traz novidades e experiências imersivas através da cidade virtual numa plataforma integrada que irá mostrar as conexões que existem entre o Ceará e o mundo. Ela deu as boas vindas ao público e agradeceu a presença dos convidados. “O objetivo principal é mostrar o Ceará, o mundo que está no Ceará e o Ceará que já está no mundo. Serão três dias de palestras com convidados renomados e temas importantes na área de comércio exterior e investimentos estrangeiros”, afirmou.

O empresário e ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart, participou da abertura fazendo um resgate da história e dos atores envolvidos na criação do Ceará Global em 2017, sendo ele um dos idealizadores do movimento. Citando a paixão pelo Ceará que move os cearenses , ele disse que o “Ceará é um Estado-nação que se diferencia dos demais pela vontade inquestionável de fazer desenvolvimento, de promover a prosperidade, de atrair grandes talentos e empresas, de formar gente e de criar nesse entorno um ambiente de prosperidade”. 

Representando o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, o diretor de comércio exterior da instituição e presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Marcos Soares, elogiou a organização do evento e suas inovações e destacou o trabalho da FIEC em prol da internacionalização das empresas, com foco na elevação das importações para a melhoria de produtos cearenses. Segundo ele, em setembro o presidente Ricardo Cavalcante irá inaugurar o novo espaço do Centro Internacional de Negócios da FIEC que contará com um ambiente que promoverá a aproximação entre as empresas de todos os portes e segmentos com a academia e o conhecimento disponibilizado pelo Observatório da Indústria da FIEC. 

O diretor superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, falou sobre o potencial estratégico da internacionalização do Ceará para o desenvolvimento e o fortalecimento da economia e apresentou as ações que o Sebrae realiza para apoiar a participação dos pequenos negócios no comércio internacional. Cartaxo mencionou o Encontro Internacional de Negócios do Nordeste, cuja última edição resultou na geração de R$ 27 milhões em negócios com a participação de 110 empresas de toda a região. Além disso, citou o trabalho de preparação das pequenas empresas que desejam exportar e a parceria com a FIEC para atender a essas empresas. 

O presidente da Fecomércio, Maurício Filizola, ressaltou que o Ceará Global é um evento que mostra a capacidade de união e cooperação do cearense. “Temos um setor produtivo que busca a internacionalização da nossa economia num cenário em que a conexão está cada vez mais presente. Quero aqui saudar todo o setor produtivo em nome do amigo Ricardo Cavalcante, que tem somado forças na união do setor para que a gente, nessa união e cooperação, possa engrandecer o empreendedorismo no nosso Estado e ao mesmo tempo buscar o elo para a construção de parcerias comerciais. A soma do setor produtivo faz florescer negócios”, disse. 

Larissa Maciel, coordenadora de Convênios Internacionais da Unifor, afirmou que o desenvolvimento do Ceará passa necessariamente por capacitar, desenvolver e conectar profissionais, tecnologias e oportunidades e a Unifor, nesse sentido, tem um papel fundamental. Papel esse que, segundo ela, está bem alinhado com o propósito do Ceará Global. “Desenvolver o Ceará é desenvolver pessoas e a Unifor ocupa papel de destaque nessa promoção de pessoas”, ressaltou.

O diretor de negócios da Apex Brasil, Augusto Pestana, iniciou sua fala parafraseando o escritor Euclides da Cunha e disse que o “cearense é antes de tudo um brasileiro com vocação global”.  Pestana destacou a parceria da Apex com o Ceará e lembrou que a instituição participa do evento desde a primeira edição.

“No momento em que enfrentamos essa terrível pandemia, a Apex segue ativa na promoção diuturna das exportações brasileiras, na atração de investimentos estrangeiros e na internacionalização das nossas empresas. Contamos com o engajamento e a criatividade dos empreendedores cearenses para o êxito dessa missão. Nesse ambiente, é louvável que o Ceará Global 2020 tenha se adaptado a esse inovador formato digital. A Apex Brasil participará de diversos painéis”, frisou.

Augusto Pestana afirmou, em primeira mão, que a ação de qualificação de empresas cearenses para exportação será retomada. “Voltaremos com o Peiex e estreitaremos a interação da Apex Brasil com seus parceiros cearenses contribuindo para levar um pouco mais do Ceará ao mundo e, claro, trazer um pouco mais do mundo ao Ceará”. 

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Eduardo Neves, afirmou que o Ceará Global é uma prova do papel fundamental das câmaras setoriais e destacou que o Ceará é dotado de infraestrutura para a internacionalização das empresas com a trinca de hubs (aéreo, portuário e digital). “Temos todas as condições de acessar os mercados internacionais e essa preparação do Estado vem desde cedo, com um programa de educação muito forte, reconhecido em todo o país. Essa união da educação, academia, seja pública ou privada, com o setor produtivo e a infraestrutura proporcionada pelo governo é a grande riqueza e o diferencial do Ceará”, finalizou.

Ceará Global
O Ceará Global é uma iniciativa articulada pela Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro (CS COMEX & IE), com a co-realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), Câmara Brasil Portugal, Universidade de Fortaleza (Unifor), organização da Prática Eventos e Muvon.

Serviço:
Ceará Global 2020: o futuro 360º
Dias 25, 26 e 27 de agosto de 2020
Inscrições gratuitas Ceará Global: https://bit.ly/cearaglobal360

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright