telefone(85) 4009.6300

Construção Civil completa um mês do retorno das atividades nos canteiros de obras

08/07/2020 - 11h07

Nesta quarta-feira (8/7), completa um mês que o setor da construção civil retomou as atividades nos canteiros de obras. A avaliação do Sinduscon Ceará é muito positiva com relação ao período. De acordo com o presidente da entidade, Patriolino Dias de Sousa, desde o dia 22 de junho, em Fortaleza e Região Metropolitana, são mais de 200 canteiros de obras com 100% do seu quadro ativo sendo monitorados e com acompanhamento. As obras estão avançando e o mercado imobiliário segue uma tendência de retomada.

No processo de retomada, o Sinduscon Ceará firmou uma parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) para garantir atendimento médico remoto aos trabalhadores no canteiro de obras e um plano de trabalho de combate à contaminação pelo Coronavírus.

O atendimento é realizado de forma personalizada, entre o colaborador e a equipe médica do SESI, sempre que houver sintomas da COVID-19. A parceria também inclui assessoria nos canteiros de obras, com preenchimento de um questionário por telefone junto à equipe de profissionais do SESI; entrega presencial nos canteiros de obra de um plano de ação com as medidas e orientações de prevenção; e reunião online para entrega do diagnóstico do canteiro de obra. O Sinduscon-CE e o SESI Ceará também elaboraram uma cartilha com recomendações para empresas e colaboradores da construção civil durante o retorno das atividades no Ceará. Também é feita a divulgação de cartazes com orientações aos colaboradores.

O Sinduscon Ceará também fez uma parceria com a empresa Impacto Protensão para compra de máscaras com baixo custo e com o Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas, da Destilação e Refinação de Petróleo no Estado do Ceará (Sindiquímica) para o fornecimento de álcool em gel. O Sindiquímica disponibilizou uma lista de empresas cearenses que produzem o produto.

Expectativas

O setor da construção civil está otimista com relação a este segundo semestre de 2020. O recente anúncio da Caixa Econômica Federal, de incorporar ao financiamento o custo com ITBI e despesas cartoriais, deverá facilitar os negócios e gera otimismo para o segundo semestre deste ano. "Em breve estaremos lançando novos empreendimentos. Acreditamos que o setor da construção civil vai gerar cada vez mais empregos e renda, contribuindo de forma decisiva para retomada da economia em nosso Estado", afirmou Dias.

Os juros baixos praticados, principalmente, pela Caixa Econômica Federal e taxa básica de juros (Selic), definida pelo Copom, são medidas que devem impactar de forma positiva o mercado imobiliário do Ceará. Para Patriolino Dias de Sousa o cenário deve ajudar muitas famílias a concretizarem o sonho da casa própria. "Mesmo em meio à pandemia o Minha Casa Minha Vida continuou vendendo. Isso ocorreu porque há uma grande demanda para esse tipo de produto, dado o enorme déficit habitacional e também por conta da Caixa e dos juros dos bancos, que tornam a compra financiada mais acessível".

O estoque de imóveis  está diminuindo no Ceará e há também a perspectiva de lançamentos no segundo semestre. "Se a economia começar mesmo a estabilizar, com certeza, a construção civil se transformará na mola propulsora  da retomada do crescimento do país", destacou.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright