telefone(85) 4009.6300

SENAI Ceará produz insumos para combate ao coronavirus

27/03/2020 - 17h03

Desde a intensificação do combate à Covid-19, as indústrias químicas têm enfrentado um desafio na fabricação do álcool em gel: a escassez no mercado brasileiro de um ingrediente fundamental para o produto, o carbômero.
Com o objetivo de mitigar o problema, o SENAI Ceará uniu uma equipe de químicos e conseguiu validar em laboratório um dos compostos substitutos existentes no mercado, e autorizados pela ANVISA, para o carbômero não disponível. O produto produzido pelo Instituto SENAI de Tecnologia (IST) conta ainda com glicerina (umectante) e vitamina E (hidratante para as mãos).

Nesta sexta-feira (27/3), o SENAI Ceará inicia a fabricação do produto. Ao todo, 1.000 litros de álcool em gel devem ser produzidos nos próximos dias para serem doados para a Secretaria de Saúde do Ceará (SESA). A produção deve levar 10 dias.

Produção de máscaras em larga escala
Todas as unidades do SENAI em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte estão envolvidas na produção de máscaras de acetato, equipamentos utilizados pelos profissionais de saúde que estão em contato direto com pessoas infectadas com o coronavírus. Ao todo, 30.000 máscaras serão doadas para a Secretaria de Saúde do Ceará (SESA). A primeira remessa de doações acontece na terça-feira (31/3).

Em relação a isso, a novidade vem do Instituto SENAI de Tecnologia (IST), em Maracanaú. Graças a um solução desenvolvida pela equipe do Instituto, a velocidade da produção das máscaras deverá aumentar 4500% a partir deste sábado (28/3).

Os elementos que antes eram fabricados através de impressoras 3D, agora serão produzidos através de uma injetora. Cada impressora conseguia imprimir uma máscara a cada três horas, mas o novo processo produtivo permitirá a fabricação em larga escala, com uma produção diária de 3000 mil máscaras. "Isso foi possível graças a um molde desenvolvido pela equipe do IST, que permitirá o processo de produção de peças por injeção", explica o gerente do IST, João Giffoni.

A máquina injetora de plástico é usada no processo de fundir e moldar polímeros de acordo com a peça que será criada no processo de transformação. Nessa operação o plástico é aquecido e injetado em um molde, que em seguida é resfriado e, então poderá ser aberto para extração da peça. Todo o funcionamento da injetora de plástico acontece por meio de um sistema hidráulico que regula a temperatura e mantém a força das tarefas. Da mesma maneira, a atividade é monitorada por um sistema de controle que mantém o bom funcionamento do processo.

Aventais hospitalares e máscaras TNT
No SENAI Parangaba, inicia na segunda-feira (30/3) a produção de aventais hospitalares e máscaras descartáveis de TNT (as mais comuns, encontradas em farmácias) para doação à SESA. Serão produzidos 1000 aventais e 8.000 máscaras. A produção deve durar uma semana e a doação deve ocorrer até 10/4.

Manutenção de ventiladores mecânicos
Um dos grandes desafios no combate à Covid-19 é a pouca quantidade de ventiladores existentes nos hospitais. Por isso, todos os ventiladores existentes precisam ser bem aproveitados. Em caso de defeito de uma das peças dos ventiladores, a demora pode ser grande para a manutenção ou substituição, além do preço alto.

Pensando nisso, o SENAI Ceará disponibilizou sua equipe de docentes e especialistas para criar peças que possam substituir as que apresentarem defeito. O grupo está de sobreaviso para entrar em ação se qualquer ventilador precisar de manutenção.

A SESA esteve no SENAI Jacarecanga para visitar as instalações preparadas para este trabalho. Duas salas, com condições higiênicas e de isolamento, estão à disposição da equipe.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright