telefone(85) 4009.6300

2º Energia em Pauta reúne setor de energia no Cariri

13/03/2020 - 10h03

O Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia/CE) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizaram na tarde desta quinta-feira (12/3) a 2ª Edição do Energia em Pauta. Pela primeira vez, o evento foi realizado no interior, na cidade de Juazeiro do Norte. O público conferiu o debate sobre mercado livre de energia e conheceu as funcionalidades do novo Atlas Eólico e Solar do Ceará.

A abertura da programação foi feita por Benildo Aguiar, presidente do Sindienergia/CE, que reforçou a importância da interiorização das ações do sindicato. "O apoio do Sebrae, do SENAI e do Sindindústria foi fundamental para o sucesso do evento, em que tivemos a oportunidade de levar a um público seleto informações relevantes para o crescimento associativo", disse.

O Energia em Pauta contou com palestras. João Henrique Lins, diretor comercial da empresa Eletroenergy, associada ao Sindienergia, apresentou oportunidades de redução de custos com energia elétrica propiciadas pelo mercado livre de energia, atualmente viável para consumidores com demanda contratada superior a 500kW.

Joaquim Rolim, coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, apresentou os cenários atuais e futuros da Geração Distribuída de Energia, principalmente com uso de energia solar, que cresce em ritmo acelerado no Brasil. "Apesar disso, o crescimento ainda é pequeno se comparado aos países que mais têm adotado esta tecnologia, como Australia, Alemanha e Estados Unidos, todos com mais de um milhão de consumidores gerando sua propria energia. Hoje, no Brasil, este número é de apenas 200.000 consumidores", destacou.

Também ficou a cargo de Rolim apresentar ao público o novo Atlas Eólico e Solar do Ceará. O atlas é um documento de acesso público, direcionado a profissionais, empresários e investidores do setor de energias renováveis, que fornece informações técnicas sobre os recursos eólico e solar no Estado do Ceará. O objetivo é facilitar a identificação de áreas com bom potencial para geração de energia a partir de fontes renováveis, além de dimensionar o potencial eólico e solar por região do estado, aumentando assim a atratividade do Ceará para investimentos na área.

Durante a programação, os presentes ainda receberam detalhes sobre o novo processo de liberação do FNE Sol, que é uma linha de crédito especialmente desenhada para o financiamento de sistemas de micro e minigeração distribuída de energia por fontes renováveis, para consumo próprio dos mutuários, que podem ser empresas (pessoa jurídica), produtores rurais ou pessoas físicas.

O evento foi encerrado pelo presidente do Sindindustrias, Abelito Sampaio. "Esperamos em breve ter outra edição do Energia em Pauta no Cariri", disse. 

Em maio, é a vez de Sobral receber a iniciativa. 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright