telefone(85) 4009.6300

Negócios de Impacto Social são tema de evento da Câmara Brasil Portugal

12/03/2020 - 15h03

A Câmara Brasil Portugal recebeu ontem (11/3), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) três empreendedoras de negócios sociais para discutir o assunto no Ceará e no mundo. As convidadas foram a sócia da Diagrama Consultoria e da Flow Desenvolvimento Integral, diretora do Ibef-Ceará e da Câmara Brasil Portugal, Adriana Bezerra; a diretora de Recursos Humanos e Impacto Social da C. Rolim Engenharia e fundadora da Somos Um, Ticiana Rolim; e a fundadora e CEO da Catarina Mina, Celina Hissa. 

Tendo como tema "Negócios de Impacto Social: do Ceará para o Mundo!", o evento foi aberto pelo presidente da Câmara Brasil Portugal, Wandocyr Romero, que destacou as mudanças no mundo e a necessidade de repensar o papel social de cada pessoa. "É preciso repensar o papel social do setor público e do setor privado e suas responsabilidades. O Estado terá compromisso cada vez maior. Esse caminho é inevitável também para as empresas. Precisamos refletir sobre isso", sugeriu. 

Mediado por Adriana Bezerra, o evento foi iniciado por Ticiana Rolim. Ela explicou que os negócios de impacto social estão posicionados entre o segundo e o terceiro setor, em um espaço denominado setor 2,5. Além disso, ela trouxe casos de sucesso de negócios de impacto social no Ceará, no Brasil e no mundo. "O capitalismo consciente traz uma nova abordagem para a condução dos negócios, que são geridos por um conjunto de valores que promovem prosperidade, bem estar social. Usamos muito o conceito o valor compartilhado, uma nova forma de obter sucesso econômico.

Ticiana também apresentou a Somos Um, negócio de impacto social idealizado por ela que busca incentivar o empreendedorismo, inicialmente, entre mulheres e jovens do bairro Bom Jardim, além da ideia de construir casas de baixo custo no bairro. 

A fundadora e CEO da Catarina Mina, Celina Hissa, falou sobre a marca. Atualmente, a produção acontece hoje em 3 pólos principais: Fortaleza, a capital do Ceará, Itaitinga, a 40km da capital, e no distrito de Aracatiaçu, no município de Sobral, no norte do Estado. A Catarina Mina está no Reino Unido, Estados Unidos e França.

Em 2014, a marca resolveu revolucionar e abrir os custos de produção, chamando o consumidor para uma conversa, incluindo designers e artesãos, para que pudesse entender mais do mundo e estar mais perto da marca. A empresa ganhou o prêmio Vogue Brasil /Ecoera, em 2015, e em 2016 o Brasil Criativo, da 3M.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright