telefone(85) 4009.6300

FIEC e PwC lançam publicações sobre Economia do Mar na segunda-feira (2/3)

28/02/2020 - 10h02

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e a PricewaterhouseCoopers & Associados de Portugal (PwC) realizam no dia 2 de março, às 18h30, na Casa da Indústria, o lançamento da publicação LEME Barômetro PwC de Economia do Mar - Mundo e a terceira edição do LEME Ceará.

Os principais indicadores da Economia do Mar no mundo e sua evolução no Ceará serão apresentados por Miguel Marques, sócio da PwC Portugal e Líder do Centro de Excelência Global da PwC para a Economia Azul. A terceira edição do LEME Barômetro PwC de Economia do Mar - Ceará é fruto do esforço técnico da PwC e do Observatório da Indústria da FIEC e vem contribuindo para o desenvolvimento do setor no estado.

O Leme Barômetro PwC da Economia do Mar reúne os principais indicadores do setor no mundo com o objetivo construir uma ferramenta que permita elucidar os impactos das atividades relacionadas à economia do mar na economia mundial, assim como suas perspectivas de evolução no futuro. O Leme pretende ser um instrumento de observação que permita aos seus utilizadores retirar informações úteis, de forma fácil e rápida. É constituído de três componentes: índices de diversas variáveis, breves notas de conjuntura e resultados de questionário com personalidades ligadas ao setor.

Desde 2015, a Economia do Mar é considerada pela FIEC um dos 14 setores e áreas estratégicas para o Estado do Ceará. Por isso, o setor foi contemplado no projeto Rotas Estratégicas Setoriais e no Masterplan. O trabalho desenvolvido pelo Observatório da Indústria da FIEC recebeu em 2019, em Portugal, o prêmio Excellens Mares pela relevância para o setor no mundo e vem ganhando notoriedade pela sua metodologia inovadora e as inúmeras possibilidades na geração de mudanças para a economia do Estado.

Observatório da Indústria da FIEC
O Observatório da Indústria da FIEC tem a missão estratégica de contribuir com o processo de desenvolvimento industrial do Ceará, por meio da coleta, tratamento, produção e difusão de conhecimento especializado e da criação de ambientes capazes de fortalecer o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade. Faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e o Centro Internacional de Negócios da FIEC.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright