telefone(85) 4009.6300

FIEC sedia discussão sobre Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Estado

27/02/2020 - 12h02

Chegou a hora de iniciar o processo de Apresentação e Discussão do Prognóstico sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Estado (ZEEC). Desta vez, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) debate o assunto com os setores econômicos do Ceará, em reunião a ser realizada no dia 5 de março, às 8h30, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Essa etapa, intitulada de Prognóstico, envolve a construção de cenários tendenciais e desejáveis, das unidades de intervenção, no território da Zona Costeira Cearense. A ideia é que sejam construídos cenários, considerando o histórico dos dados levantados, e a situação das unidades homogêneas, de acordo com suas potencialidades e fragilidades, ecológicas e socioeconômicas. “Por meio do Prognóstico, por exemplo, será possível definir o que são áreas de preservação permanente (APPs), áreas frágeis ou áreas estáveis”, explica Artur Bruno, titular da Sema.

Metodologia
Fátima Catunda, consultora de Participação Social e moderadora dos encontros do ZEEC, explica que os seminários participativos serão trabalhados por meio de grupos focais. Esses grupos serão organizados segundo a especificidade de experiência, uso e interação com o território costeiro litorâneo.

“O formato ideal para trabalhar nessa etapa é a formação de grupos focais”, disse. Segundo ela, o processo provoca o debate e a argumentação entre atores. “Além de permitir uma cenarização desejável, construída na dinâmica das percepções ambientais, fruto de diferenças de opiniões, vivências, e interesses”, completa.

Saiba mais
O ZEEC é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da SEMA, em parceria com a Superintendência do Meio Ambiente (Semace). O principal objetivo, considerando as características ambientais e as dinâmicas socioeconômicas, é estabelecer diretrizes de ordenamento e de gestão do Litoral cearense.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright