telefone(85) 4009.6300

FIEC recebe reunião da CSRenováveis sobre Energia Eólica Offshore

20/02/2020 - 17h02

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu hoje (20/2) a 85ª reunião da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Estado do Ceará (CSRenováveis/CE), presidida pelo consultar da federação, Jurandir Picanço.

O principal assunto da pauta foi Energia Eólica Offshore, no Ceará. A reunião foi aberta pelo presidente da CSRenováveis, Jurandir Picanço. O coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Joaquim Rolim, apresentou e analisou o Roadmap Eólica Offshore Brasil, produzido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

De acordo com o documento, o Ceará tem grandes projetos de investimento no setor, no montante de R$37,6 bilhões. O estado concentra três de seis projetos em andamento no país, atualmente, sendo os outros no Rio Grande do Norte, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Os projetos são de médio a longo prazo, já que a questão ainda é muito recente no País e exige uma regulação sobre o zoneamento marinho, além de licenças ambientais.

O CEO da Eólica Brasil, Marcelo Storrer, por videoconferência, tratou do Projeto Asa Branca, em Camocim, um dos três em andamento no Ceará, que terá potência instalada de 400MW, e os 50 aerogeradores ficariam em uma área de mais de 7,2 mil hectares. O potencial dos três projetos conferirá potência instalada de cerca de 3,7 GW, quase 40% de tudo (9,7 GW) que será gerado offshore no País, com os seis projetos iniciais.

O sócio da Bi Energia, Lúcio Bonfim, tratou do Projeto Caucaia, que deve atrair investimentos de cerca de R$ 5,6 bilhões, potência instalada de 310 MW e será formado por 48 aerogeradores e 6,7 mil hectares de área.

Durante o evento, aconteceram ainda apresentaçõs do analista da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), Sérgio Araújo; e da representante da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Magda Marinho. O diretor do Sindienergia, Luiz Eduardo de Moraes, apresentou o planejamento da CSRenováveis 2020.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright