telefone(85) 4009.6300

Exposição Costurando Histórias permanece até 25/1 no Museu da Indústria

09/01/2020 - 15h01

A exposição Costurando Histórias, da artista plástica Andéa Dall’Olio, permanece até 25/1 no Museu da Indústria, equipamento do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará). Também em cartaz no museu, estão a exposição "Novos olhares para Mona Lisa" e "Carnáuba - Árvore da Vida". A entrada é gratuita.

Costurando Histórias
Em sua imersão pela arte têxtil, Andréa Dall´Olio encontra-se com sua ancestralidade paterna, de origem árabe e que lhe traz a influência da matemática, caligrafia, tapeçaria e arquitetura. E proclama uma homenagem a seus antepassados numa forma de atavismo, onde é possível observa-se o reaparecimento de traços dos ancestrais em um organismo presente, neste caso, a arte, que lhe traz de volta memórias até então perdidas. Nesta obra autobiográfica, em que aparece Costurando Histórias, revela-se mais uma vez! E mantem seus referenciais artísticos como sua paleta barroca, sua estruturação geométrica e as linhas, que tornaram-se suporte, costurando ancestralidade na contemporaneidade.

Novos olhares para Mona Lisa
É uma amostra da coleção particular de releituras, propriedade da colecionadora e médica Veridiana Brasileiro. A coleção vem sendo formada há 11 anos, numa prática onde se encontram o colecionismo e o interesse pela arte, resultando em mais de 400 obras que evidenciam o mistério e o enigma da Mona Lisa de Leonardo da Vinci, a obra de arte mais conhecida do mundo. Nas versões feitas para esta coleção, os artistas recebem a provocação para interpretar a Monalisa ao se expressarem em sua própria identidade artística. A coleção é formada, em sua maioria, por artistas cearenses, mas também é representada por artistas nacionais e internacionais, em variadas técnicas como pintura, desenho, gravuras, bordados, fotografias e esculturas.

O objetivo desta exposição é evidenciar a multiplicidade de resultados a partir de uma temática singular, o que resulta em uma composição de riqueza artística e cultural, com bagagem didático educativa. Visitar esta exposição é debruçar-se sobre a história da nossa cultura e aproximar-se das artes visuais e do colecionismo. E, em especial, esta exposição é uma homenagem a Leonardo da Vinci, que completa 500 anos de sua morte em 2019. Esta será certamente uma experiência cultural inesquecível.

Carnaúba - Árvore da Vida
A exposição conta em painéis de imagens, textos, expositores e maquetes, a importância da carnaúba para os cearenses. Ela passa por aspectos botânicos, geográficos e históricos para valorizar a carnaúba como símbolo do estado e fortalecer o sentimento de pertencimento dos cearenses com seu patrimônio histórico e natural.

A exposição traz aspectos biológicos, o beneficiamento da planta, o processo de transformação do pó em cera, os instrumentos utilizados, as tonalidades, o valor econômico e os cearenses que se destacaram neste setor.  “Carnaúba – Árvore da vida” reconta a longa história da SC Johnson com o Brasil, que teve início quando H.F. Johnson Jr., líder da terceira geração da família, desembarcou em Fortaleza em busca de uma reserva permanente da cera de carnaúba, matéria-prima dos produtos da empresa na época. A viagem começou na sede da SC Johnson em Racine, Wisconsin. Dois anos depois, a companhia abriu sua primeira fábrica no Brasil e se tornou a primeira empresa a refinar a cera de carnaúba – além disso, a SC Johnson passou a ser a primeira fabricante no Brasil a financiar e incentivar pesquisas sobre a árvore da carnaúba.

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO
Terça-feira a sábado: 9h às 17h
Domingo: 9h às 13h
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 143 - Centro - Fortaleza - Ceará
Telefone: (85) 3201.3901

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

  • CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS: Facebook
Sistema FIEC - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT