telefone(85) 4009.6300

Ricardo Cavalcante fala da experiência do Ceará em conferência sobre Economia do Mar em Lisboa

09/01/2020 - 10h01

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participa hoje (9/1), em Lisboa, da Conferência “LEME Uma Década”, uma iniciativa da PricewaterhouseCoopers (PwC) de Portugal. Ele subiu ao palco para o debate sobre "Cooperação e Comunicação dos Assuntos do Mar" e falou sobre a experiência do Observatório da Indústria da FIEC na elaboração da Rota Estratégica e do Masterplan da Economia do Mar. 

Desenvolvidos pelo Observatório da Indústria da FIEC, os trabalhos já receberam reconhecimento internacional  como uma das iniciativas de maior relevância mundial para o setor. Essa atuação de articulação viabilizará a sinergia necessária para implementação do portfólio de projetos de alto impacto concebidos coletivamente, e, com a implementação da Câmara Setorial de Economia do Mar pela Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), haverá maior velocidade na implementação dessa agenda. O trabalho também serve de base para as ações do Ceará 2050 e possui alinhamento com iniciativa similar da capital cearense, o Fortaleza 2040.

Além de Ricardo Cavalcante, participaram do debate sobre "Cooperação e Comunicação dos Assuntos do Mar" o presidente da Fórum Oceano, Nogueira Leite, e os representantes da PwC Portugal, Miguel Marques e Jaime Esteves. O diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC e líder do Observatório da Indústria da FIEC, Sampaio Filho, acompanha o presidente na missão. 

A participação na conferência é apenas um dos compromissos da viagem do presidente da FIEC. A agenda contempla uma série de encontros e visitas com o objetivo de prospectar oportunidades para a indústria cearense, com foco em inovação e novas tecnologias.

Também hoje, Ricardo Cavalcante foi recebido no Palácio Sottomayor, em Lisboa, sede da PWC, pelo presidente da PWC Portugal, Antonio Corrêa e pelo líder global de economia do Mar da PWC, Miguel Marques.

Amanhã (10/1), Ricardo Cavalcante segue para a cidade de Porto e no dia seguinte (11/1) para Viana do Castelo. Confira a programação: 

Dia 10/1 - Porto
- 12h visita INEGI - Tema: Investigação Científica e Inovação
- 15h30 visita INESC  - Tema: Investigação Científica e Inovação
- 17h Porto de Leixões - Tema: Transportes Marítimos

Dia 11/1 - Viana do Castelo
- 10h30 - Estaleiros Navais de Viana do castelo - Tema:  Construção e Reparação Naval
- 11h30 - ENERCON -  Tema: Energia Renovável
- 15h Centro Náutico de Viana do Castelo - Tema: Turismo e desportos náuticos

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

  • CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS: Facebook
Sistema FIEC - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT