telefone(85) 4009.6300

Ricardo Cavalcante participa de conferência sobre economia do mar em Lisboa

06/01/2020 - 14h01

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participa, em Lisboa, da Conferência “LEME Uma Década”, uma iniciativa da PricewaterhouseCoopers (PwC) de Portugal. Na ocasião, será feita a apresentação da 10ª edição do estudo "LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar” e o presidente da FIEC participará de uma mesa redonda com o tema “Cooperação e Comunicação nos Assuntos do Mar”. Em função da viagem para Portugal, Ricardo Cavalcante transmitiu o cargo nesta segunda-feira (6/1) ao 1º vice-presidente da FIEC, Carlos Prado, que assume a presidência interinamente até o fim da viagem. O diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC e líder do Observatório da Indústria da FIEC, Sampaio Filho, acompanha o presidente na conferência.

Diversos especialistas da PwC e oradores convidados da Europa, da América, da África, da Ásia e da Oceania, estarão, em Lisboa, analisando e debatendo o rumo da Economia do Mar em Portugal e no mundo, tendo por base um conjunto de indicadores e informação recolhida pela PwC. Desde 2015, a Economia do Mar é considerada pela FIEC um dos 14 setores e áreas estratégicas para o desenvolvimento do Ceará, integrando por isso o projeto Rotas Estratégicas Setoriais e o Masterplan, iniciativas premiadas internacionalmente pela PwC como um dos cinco principais cases de sucesso mundial de apoio ao crescimento do setor.

O LEME – Barômetro PwC da Economia do Mar reúne os principais indicadores do setor no mundo com o objetivo construir uma ferramenta que permita elucidar os impactos das atividades relacionadas à economia do mar na economia mundial, assim como suas perspectivas de evolução no futuro. O LEME pretende ser um instrumento de observação que permita aos seus utilizadores retirar informações úteis, de forma fácil e rápida. É constituído de três componentes: índices de diversas variáveis, breves notas de conjuntura e resultados de questionário com personalidades ligadas ao setor. Em parceria com o Observatório da Indústria da FIEC, a PwC também produziu a versão cearense da publicação com dados locais. Já foram publicadas duas edições do estudo.

AGENDA

A participação na conferência é apenas um dos compromissos da viagem do presidente da FIEC. A agenda contempla uma série de encontros e visitas com o objetivo de prospectar oportunidades para a indústria cearense, com foco em inovação e novas tecnologias.

Dia 7/1 - Lisboa
- 13h Reunião de Negócios em Lisboa no Grupo ETE - Tema: Construção e Reparação Naval
-  17h30 Visita à Fundação Oceano Azul - Oceanário de Lisboa - Tema: Ambiente, Turismo e Lazer + Apresentação de Livro

Dia 8/1 - Lisboa
- 12h Reunião Escritório PwC
-  14h Reunião de Negócios Fileira do Pescado - Tema: Fileira do Pescado
-  15h Reunião Cluster do Mar - Tema: Cluster do Mar
 

Dia 9/1 - Lisboa
- 9h Congresso Internacional LEME Uma Década + Concerto

Dia 10/1 - Porto
- 12h visita INEGI - Tema: Investigação Científica e Inovação
- 15h30 visita INESC  - Tema: Investigação Científica e Inovação
- 17h Porto de Leixões - Tema: Transportes Marítimos

Dia 11/1 - Viana do Castelo
- 10h30 - Estaleiros Navais de Viana do castelo - Tema:  Construção e Reparação Naval
- 11h30 - ENERCON -  Tema: Energia Renovável
- 15h Centro Náutico de Viana do Castelo - Tema: Turismo e desportos náuticos

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

  • CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS: Facebook
Sistema FIEC - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT