telefone(85) 4009.6300

Quatro mil internos recebem certificação do SENAI em unidade prisional do Ceará

16/12/2019 - 15h12

Quatro mil internos foram certificados em cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) nesta segunda-feira (16), na Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim, em Itaitinga, durante evento realizada pela Secretaria da Administração Penitenciária, através da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe).

Os apenados que receberam a qualificação foram contemplados pelo "Projeto Sou Capaz", realizado dentro de 14 unidades prisionais do Estado, com cursos que abrangem várias áreas e que têm de 60 a 220 horas/aula.

“O Sou Capaz é fundamental para o Sistema Penitenciário porque demonstra com ações concretas o que pode ser feito para melhorar a vida dos presos dentro das unidades, a vida deles quando saírem das unidades e também a vida da sociedade em geral. Existem muitos desempregados, mas pouco capacitados. A capacitação é fundamental para que eles não retornem ao sistema. Ano que vem vamos dobrar a meta e formar 8 mil internos", disse o secretário de administração penitenciária, Luís Mauro Albuquerque.  O evento também foi prestigiado pelo diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.

"Sou muito grato porque o curso vai dar uma perspectiva de vida quando a gente sair daqui", afirmou um dos formandos.

As qualificações são de manutenção de computadores, manutenção de edificações, técnicas de pinturas de obras, instalação elétrica predial, instalação hidráulica, mecânica de ciclo-otto, serralheiro de metais até corte e costura em tecido plano.

Saiba mais

O projeto Sou Capaz tem como objetivo a reinserção de pessoas privadas de liberdade na sociedade por meio da qualificação profissional com a oferta de vagas em cursos nas modalidades de Iniciação Profissional e Qualificação Profissional em diversos segmentos tecnológicos. O atendimento é realizado nas instalações das unidades prisionais do Estado. O SENAI Ceará disponibiliza sua estrutura de docente, material didático, equipamentos, utensílios e insumos para a realização dos cursos. A oferta abrange os complexos penitenciários localizados nas cidades de Caucaia, Itaitinga, Pacatuba, Sobral, Juazeiro do Norte e Aquiraz visando a inclusão social e produtiva dos internos do Sistema Penitenciário Estadual.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

  • CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS: Facebook
Sistema FIEC - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT