telefone(85) 4009.6300

SENAI Ceará avança com projeto Lean Educacional 2019

09/12/2019 - 11h12

O SENAI Barra do Ceará está na reta final de implantação da segunda edição da metodologia LEAN EDUCACIONAL nos cursos da área automotiva. No ano de 2018, aconteceu a estreia no projeto que trouxe benefícios para a atividade educacional da escola, e prossegue em 2019 com mais uma rodada de melhorias.

Naquele ano, o SENAI Barra do Ceará foi destaque  nacional pelos ganhos conseguidos com a implementação do processo, sendo considerada uma das escolas SENAI de melhor resultado entre os Departamentos Regionais participantes do projeto. A escola da Barra foi pioneira no Brasil a fazê-lo na área automotiva e em 2019 avança com o pioneirismo aplicando agora no segmento de Veículos Rodoviários Pesados.     
       
O Lean Education faz parte do programa SENAI Mais Produtivo cujo objetivo é o aumento da produtividade e consequente redução de custos nas escolas SENAI, utilizando ferramentas de controle e de melhoria de processos. É composto de várias etapas e realizado em um período de 4 meses envolvendo um trabalho intenso de uma equipe que realiza entre outras ações, mudanças consideráveis no layout das oficinas, otimizando-os para ganharem eficiência e qualidade.

O projeto é derivado do Sistema Toyota de Produção, denominado Lean Manufacturing, o qual é aplicado nas indústrias dos mais variados segmentos, e foi adaptado pelo SENAI Minas Gerais para aplicação educacional e,  posteriormente, difundido para os demais estado do país.

No mês de novembro último, contando com o apoio do gestor Sales Brandão, a equipe Lean do SENAI Barra do Ceará fez acontecer o ponto alto desta reprodução quando da realização da Semana Kaizen, durante a qual foram concretizadas as intervenções resultantes das análises efetuadas pela equipe, produzindo notoriamente um novo e agradável visual ao ambiente didático em evidência. 

“São surpreendentes os resultados das análises, eficazes as ações de combate aos desperdícios e marcantes as modificações promovidas nos ambientes de ensino a partir da passagem do Lean. Tudo é realizado tendo em mente ações de baixo custo e alto impacto sobre o processo educacional resultando, principalmente, em mais oportunidades de aprendizado para os alunos”, afirma o professor Jucélio Matos, líder do projeto no SENAI Barra.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright