telefone(85) 4009.6300

FIEC revela vencedores de prêmio por desempenho ambiental

27/11/2019 - 11h11

Há 15 anos enaltecendo o mérito ambiental, a FIEC demonstra consciência dos impactos ambientais oriundos das atividades econômicas, quando os pilares do desenvolvimento sustentável não são preservados.  Neste cenário, a entidade promove a 15ª edição do Prêmio FIEC por Desempenho Ambiental, que na manhã desta quarta-feira (27/11) revelou os vencedores de 2019.  Por meio desta iniciativa, a FIEC valoriza as indústrias que se destacaram na conservação do meio ambiente e implementaram atividades que resultem na melhoria da qualidade ambiental, de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável e de modo a servirem de modelo para outras indústrias.

Nesta edição, foram inscritas 16 empresas, que concorreram com 26 projetos, nas modalidades Produção Mais Limpa, Reúso de Água e Educação Ambiental & Integração com a Sociedade. Confira as vencedoras:

MODALIDADE PRODUÇÃO MAIS LIMPA

- Pequeno porte: CERÂMICA TORRES LTDA
- Médio porte: CERÂMICA ASSUNÇÃO LTDA
- Grande porte: PORTO DO PECÉM GERAÇÃO DE ENERGIA S/A e SUCOS DO BRASIL S/A

MODALIDADE REÚSO DE ÁGUA

- Pequeno porte: ALIMEMPRO PRODUTOS PROCESSADOS LTDA ME
- Grande porte: VULCABRÁS AZALEIA CE

MODALIDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTEGRAÇÃO COM A SOCIEDADE

- Pequeno porte: LZ RECICLADOS LTDA
- Médio porte: COBAP COMÉRCIO E BENEFICIAMENTO DE ARTEFATOS DE PAPEL LTDA
- Grande porte: FAZENDA AMWAY NUTRILITE DO BRASIL LTDA

A premiação foi prestigiada pelo presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante. “Para a Federação esse é um assunto de grande importância. Precisamos conviver com o meio ambiente de uma forma correta”, disse.

O gerente do Núcleo de Meio Ambiente da FIEC e criador do prêmio, Renato Aragão, reforçou a relevância da ação. “Ao longo de 15 anos, foram mais de 250 projetos avaliados, o que demonstra o comprometimento do setor industrial cearense. Depois que a FIEC teve essa iniciativa, outras federações ficaram inspiradas e também criaram os seus”.
O secretário de Meio Ambiente do Governo do Estado do Ceará, Artur Bruno, esteve presente no evento. “Prestigiar as empresas é uma iniciativa louvável. Precisamos garantir o desenvolvimento econômica e a geração de empregos, mas também precisamos preservar os recursos naturais. O Estado é parceiro da FIEC nessa preocupação ambiental”, disse.

Vencedora na modalidade Educação ambiental & Integração com a sociedade, a fazenda Amway Nutrilite do Brasil Ltda tem feito a diferença no assentamento Valparaíso, em Ubajarada. Através de ações de educação ambiental e de doações de resíduos de seu processo produtivo, a empresa tem contribuído para a geração de renda e conscientização da comunidade. “Para nós, não é apenas importante, é coerente que estejamos investindo nessas ações. Todos saem ganhando”, comentou a gerente de Recursos Humanos e Gestão de Serviços da Nutrilite, Elisabeth Parente. 

A professora Maria José da Silva é uma das lideranças da comunidade envolvidas no projeto. Ela participou da premiação e falou sobre a experiência. “Tudo começa com educação ambiental, mas extrapola os muros da escola. Temos uma produção de sabão ecológico que é produzido por um grupo de mães e uma produção de móveis com pallets. Isso tudo gera renda para a nossa comunidade”, disse.

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright