telefone(85) 4009.6300

Simagran realiza quinta edição do Fortaleza Brazil Stone Fair

06/11/2019 - 10h11

Teve início ontem (5/11), no Centro de Eventos do Ceará, a quinta edição da Fortaleza Brazil Stone Fair, com participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante. O evento, promovido pelo Simagran, é uma exposição internacional de granitos, quartzitos, mármores, limestones, pedras laminadas, máquinas, equipamentos e insumos para a cadeia produtiva das rochas ornamentais e de revestimento. 
A feira é a maior exposição de rochas ornamentais e de revestimentos do país, e tem foco, além dos negócios, nos profissionais de arquitetura, construção civil, design e decoração. O espaço da feira é voltado para negócios e também para a capacitação, com apresentação de 80 trabalhos técnicos e palestras com especialistas. 

O Ceará tem surgido como uma nova fronteira das rochas mundiais, com granitos superexóticos e quartzitos resistentes à abrasão, com baixa porosidade e sem absorção de água, de acordo com o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante. "Nos últimos dois anos, o setor investiu cerca de R$650 milhões de reais no Ceará em pesquisa, lavra e plantas de industrialização. O setor de rochas ornamentais é tido como um dos prioritários para a instalação de indústrias na ZPE do Pecém. Estamos na fase de projetos em estudo para isso e caso esse processo siga em frente, a expectativa é, de até 2023, o setor exportar no Ceará cerca de 200 milhões de dólares por ano", analisa.

Em 2015, o estado tinha 14 empresas envolvidas na pesquisa e extração de rochas ornamentais. Hoje, são quase 60 empresas, com maior concentração no Noroeste do Estado, em Massapê, Uruoca, Granja, Viçosa do Ceará, Santana do Acaraú e Santa Quitéria, além da região de Banabuiú, Mombaça, entre outras. As exportações correspondiam, em 2014, a U$16 milhões e, em 2018, foram para U$28 milhões. O Ceará é rico em granito branco, a mais adequada para pisos de shoppings, aeroportos, metrôs e fachadas de edifícios. 

O presidente do Simagran, Carlos Rubens, lembrou da primeira edição, em 2015, quando o evento começou a ser realizado. Desde o início, mais que dobrou o número de expositores. De acordo com ele, o objetivo da Stone Fair é dar visibilidade ao setor e se aproximar de profissionais de arquitetura e design. "Esse desenvolvimento deve-se a geodiversidade e riqueza do nosso território. As rocha mais desejadas estão aqui. Os nossos quartzitos são os melhores. Estamos também já produzindo mármore.Então, é preciso entender o que o consumidor quer", disse.
Durante o evento, foram homenageados, por sua importância para o setor, in memorian o empresário Enrico Guarneri, pioneiro do setor no Brasil; o investidor luso brasileiro, Marcolino da Paz; o diretor superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo; e o diretor da Agência Nacional de Mineração, Tomás Figueiredo Filho. 

 

             

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

  • CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS: Facebook
Sistema FIEC - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT