telefone(85) 4009.6300

Ricardo Cavalcante reúne deputado federal Domingos Neto e empresários da construção civil

04/11/2019 - 13h11

Atendendo a um pedido do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, reuniu nesta segunda-feira (4/11), na Casa da Indústria, o deputado federal Domingos Neto, relator geral do Orçamento 2020, e empresários do setor para dialogar, entre outros assuntos, sobre a Medida Provisória 889/2019, que trata sobre regras dos saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). 

De acordo com o presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro, a indústria da construção está preocupada com o desvio de finalidade do Fundo, que constitucionalmente seria voltado para subsidiar moradia e saneamento e vem sendo, desde o governo Temer, direcionado para o consumo das famílias, sem resultar em melhorias no ambiente econômico. O objetivo da reunião, segundo Montenegro, era apresentar ao deputado os pleitos do setor e explicar os pontos prejudiciais da MP ao desenvolvimento da construção civil no Ceará e no Brasil, como um todo. 

"Essa medida tira dinheiro de investimento na construção, que gera emprego e desenvolvimento, para o consumo. É uma solução imediatista. O deputado se mostrou bastante sensível e se prontificou em falar com o relator da MP na Câmara (Hugo Motta) para levar nossos pleitos", resumiu André Montenegro.   

Outro ponto discutido na reunião foi Projeto de Lei 888/2019, que restabelece regime especial de tributação para a incorporação de imóveis residenciais no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida. O projeto restaura o Regime Especial de Tributação (RET) para a incorporação de unidades residenciais de até R$ 100 mil.  A matéria aguarda sanção presidencial.

O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, ressaltou que as demandas do Sinduscon-CE são de extrema importância e que a FIEC não mediu esforços para mediar esse diálogo por entender que um dos propósitos da Federação é justamente contribuir para a resolução dos problemas que afligem os sindicatos. "O Sinduscon é o maior sindicato da nossa Casa. Ele consegue agregar, quando está em plena atividade, mais 23 sindicatos. O nosso papel é intermediar essas questões em prol do desenvolvimento", afirmou. 

Participaram da reunião ainda o vice-presidente da área imobiliária do Sinduscon-CE, Carlos Gama, e os diretores Francisco Kubrusly e Clausens Duarte.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

  • CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS: Facebook
Sistema FIEC - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT