telefone(85) 4009.6300

Ricardo Cavalcante assume presidência e destaca papel dos sindicatos como indutores da atuação da FIEC

20/09/2019 - 13h09

O industrial José Ricardo Montenegro Cavalcante, 57 anos, tomou posse quinta-feira (19/9) na presidência da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), ressaltando a necessidade das indústrias cearenses chegarem cada vez mais ao interior do Estado. Ele afirmou que na sua gestão o Sistema FIEC estará "junto de todos aqueles comprometidos com a redução das desigualdades regionais" e que essas ações se darão através dos sindicatos filiados, que "fortalecidos, serão os agentes indutores da nossa atuação". Segundo Ricardo Cavalcante, "se hoje a nossa indústria responde por 20% de todos os empregos no Ceará, o que soma quase 300 mil vagas, acredito que podemos fazer muito mais".

Ao citar dados do Observatório da Indústria da FIEC referentes aos investimentos feitos pelas indústrias cearenses, segundo os quais, 80% se destinaram à aquisição de máquinas e equipamentos e 8,3% para a aquisição de novas tecnologias, Ricardo Cavalcante afirmou que é preciso fortificar a ambiência para o empreendedorismo, tarefa de governos e empresas. No que diz respeito ao comércio exterior, ele lembrou que exportamos hoje 11% da nossa produção, o que indica um enorme mercado a ser explorado. Décimo primeiro presidente da história da FIEC, Ricardo Cavalcante destacou que a Federação estará cada vez mais ao lado daqueles que acreditam na capacidade de ultrapassar limites geográficos e fincar as nossas marcas em outras terras.

Para ele, "precisamos saber usufruir de acordos comerciais que venham a ser firmados pelo país, explorar melhor a nossa infraestrutura logística, os hubs aéreo, portuário e tecnológico no Ceará, e sonhar com voos cada vez mais altos". Com os poderes executivo e legislativo, destacou pretender trabalhar intensamente para alcançarmos a aprovação de reformas que acreditamos serem essenciais para o país, citando a previdenciária, a tributária e a dos gastos públicos. "Com a aprovação dessas reformas se abrirão novos horizontes para a retomada dos investimentos provados e estimamos que 65% dos empresários cearenses deverão investir em máquinas, equipamentos, inovação e tecnologia".

Na sua fala, Cavalcante também se referiu a necessidade de um compromisso social que "nos anime a lutar por uma distribuição de renda mais equilibrada; por uma carga tributária mais justa; pelo fomento ao empreendedorismo em todos os níveis; por uma classe política assentada na ética e no respeito ao que é de todos. Em especial, que não nos furtemos de lutar por um estado menor, que nos custe menos, pois somente assim haverá recursos para quem dele mais precisa".

Perfil
Ricardo Cavalcante é formado em Gestão Financeira, tendo participado de programas internacionais de capacitação como o de Inovação em Estratégia Competitiva, da Florida International University (FIU) e o programa de Imersão em Ecossistemas de Inovação, da Universidade SDA Bocconi School of Management, na Itália. Fez extensão em Gestão Estratégica em Tempos de Turbulência e Disrupção, no Brasil e em Miami, participou de alinhamento conceitual sobre o ambiente de inovação suíço no Swiss Business Hub e concluiu o curso Gestão de Negócios na Era Digital na SC Johnson College of Business (Cornell University), nos Estados Unidos.

Ricardo Cavalcante atua há mais de 30 anos no setor industrial. Foi sócio-diretor de duas empresas do segmento de extração e beneficiamento de brita, sendo uma no Ceará, a Pedreira Itaitinga Ltda., e outra no Maranhão, a Rosário Mineração. Atualmente, é sócio-diretor da Empresa de Mineração Granitos de Itaitinga (EMGI), especializada na extração, no comércio e na distribuição de areia peneirada e classificada para o mercado da construção civil. A empresa foi fundada em 1994 e é líder na produção de areia industrial no Ceará.

Como liderança classista, Ricardo Cavalcante tem uma história marcada por forte presença em entidades representativas do setor industrial como um todo, tanto no contexto local quanto nacional. Esteve como presidente do Sindicato das Indústrias de Britagem do Estado do Ceará, em três mandatos: de 1993 a 1996; de 1999 a 2003; e de 2009 a 2012. Foi diretor e vice-presidente da Associação Nacional dos Produtores de Areia e Brita do Brasil (Anepac) entre os anos de 1999 e 2003. Exerceu a presidência da Câmara Setorial da Mineração do Estado do Ceará nos anos de 2011 e 2012. Assumiu a diretoria do Centro Industrial do Ceará (CIC) por quatro mandatos, entre os anos de 2001 e 2004 e de 2012 e 2014.

No Sistema Indústria cearense, Ricardo Cavalcante tem tido uma atuação marcante. Integrou a diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) entre os anos de 1999 e 2002. Foi diretor administrativo adjunto da Federação entre os anos de 2010 e 2014 e foi diretor administrativo da gestão Beto Studart de 2014 a 2019.

É, atualmente, presidente do Sindicato das Indústrias da Extração de Minerais Não Metálicos e de Diamantes e Pedras Preciosas, de Areias, Barreiras e Calcários no Estado do Ceará (Sindminerais-CE), com mandato até 2022. Também é membro da Associação Nordeste Forte, entidade que congrega todas as Federações de Indústrias da Região Nordeste. É ainda presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, com mandato até 2022.

Filho de Amarílio Cavalcante e Holandina Montenegro Cavalcante, Ricardo Cavalcante é casado com Rosângela Cavalcante e pai de três filhos: Natália, Ricardo e Vitor.

DIRETORIA PLENA DA FIEC – 2019/2024
Presidente: Ricardo Montenegro Cavalcante
1º Vice-presidente: Carlos Prado

Vice-presidentes: André Montenegro de Holanda, Roseane Oliveira de Medeiros, Jaime Bellicanta
Diretor administrativo: Luiz Francisco Juaçaba Esteves
Diretor administrativo adjunto: Germano Maia Pinto
Diretor financeiro: Edgar Gadelha Pereira Filho
Diretor financeiro adjunto: José Agostinho Carneiro de Alcântara

Diretores: Pedro Alcântara Rêgo de Lima, Marco Aurélio Norões Tavares, Rafael Barroso Cabral, Benildo Aguiar, Francisco Eulálio Santiago Costa, Francisco Norberto de Lima Oliveira, Ângelo Márcio Nunes de Oliveira, Maria de Fátima Facundo Soares, José Antunes Fonseca da Mota, Carlos Rubens Araújo Alencar, Francisco Oziná Lima Costa, André de Freitas Siqueira, Francisco Lélio Matias Pereira, Lauro Martins de Oliveira Filho, Aluísio da Silva Ramalho Filho, Paulo César Vieira Gurgel.

Conselho Fiscal
Titulares: Marcos Silva Montenegro, Pedro Alfredo Silva Neto, Marcos Augusto Nogueira de Albuquerque.
Suplentes: Marcelo Guimarães Tavares, Roberto Romero Ramos, Ricard Pereira Silveira.

Delegados representantes junto ao Conselho da CNI
Titular: Jorge Alberto Vieira Studart Gomes
Suplentes: José Ricardo Montenegro Cavalcante, Roberto Proença de Macêdo e Carlos Prado.

                     

 

Clique AQUI e confira mais fotos da solenidade de posse da nova diretoria no Flickr do Sistema FIEC.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright