telefone(85) 4009.6300

Programa "Math en Jeans" é implantado na Escola SESI SENAI

19/09/2019 - 10h09

O ensino de matemática ainda é um desafio para as escolas brasileiras. Segundo o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), realizado a cada três anos com propósito de avaliar o desempenho escolar de diversos países, o Brasil está entre os dez últimos no ranking de matemática.

Por este motivo, a escola SESI SENAI propõe novas práticas de ensino, visando aproximar a matemática do cotidiano dos estudantes de forma a despertar o interesse pela disciplina. Um exemplo disso é o programa SESI Matemática, que apresenta exercícios práticos e interativos.

É necessário, no entanto, que a matemática abstrata, a matemática das teorias e demonstrações tão essenciais na vida acadêmica, não seja esquecida, uma vez que é a partir dela que se desenvolvem as aplicações. É importante que os estudantes tenham contato com essa matemática ainda durante o Ensino Médio, no intuito de aproximar a vida escolar de uma futura vida acadêmica.

Com esse intuito, neste ano de 2019, foi implantado na Escola SESI SENAI o projeto piloto, no Brasil, do programa "Math en Jeans". O projeto surgiu de uma parceria entre a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e a Associação Math en Jeans, uma organização que há 30 anos desenvolve projetos com o objetivo de introduzir a aprendizagem de teorias matemáticas para estudantes do Ensino Médio.

Os estudantes receberam o desafio de analisar e solucionar um problema matemático complexo, abstrato e inovador, abordando conteúdos que estão além do currículo básico do Ensino Médio. Como parte da metodologia proposta pelo programa, houve também um trabalho colaborativo entre as escolas SESI SENAI do Ceará e do Rio de Janeiro, para as quais foi designado o mesmo desafio, sob a orientação do pesquisador em matemática Thierry Barbot, da Universidade de Avignon.

Por meio do programa, os alunos tiveram contato com métodos de demonstração da matemática e com metodologias de trabalhos científicos, sendo iniciados no universo da escrita acadêmica. 

Na escola SESI SENAI Ceará participam do programa seis alunos do Ensino Médio, orientados por pelo professor Diego de Sousa e supervisionados pelo analista educacional Matheus Teixeira.

A solução proposta pelos alunos será apresentada no Congresso, nos dias 17 e 18 de outubro, no Rio de Janeiro.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright