telefone(85) 4009.6300

SESI Ceará realiza simpósio para discutir educação de jovens e adultos

17/09/2019 - 13h09

As escolas do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) das cidades de Juazeiro do Norte e Sobral promoveram o II Simpósio Regional de Educação de Jovens e Adultos - II SIMPEJA, respectivamente nas datas 6 e 12 de setembro de 2019. Na ocasião, foram entregues certificados de 60 estudantes em Juazeiro do Norte e 63 em Sobral das turmas que concluíram o Ensino Médio, dentro da modalidade Educação de Jovens e Adultos.

O II SIMPEJA foi pensado para fomentar o conhecimento e apresentar as experiências vivenciadas pelo Projeto do SESI para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre as equipes pedagógicas e professores da Rede SESI Ceará, representantes das empresas parceiras, instituições ligadas à educação e demais interessados.

O evento foi prestigiado por representantes de diversas empresas, como FLC Calçados, L. & L. Industria De Calcados e Componentes Ltda, Sabão Juá, TREVO, Apuana, Cajuína São Geraldo e STN. Além disso, o II SIMPEJA contou com a participação de pelo menos 100 expectadores na cidade do Juazeiro do Norte e 185 expectadores na cidade de Sobral, entre equipe pedagógica das escolas, amigos e familiares dos concludentes.

É importante salientar que a EJA do SESI se desenvolveu a partir da nova proposta pedagógica, que inclui uma matriz de competências e habilidades, pensada para o trabalhador da indústria, de modo a abordar os conhecimentos que são significativos para ele, reconhecendo e valorizando as experiências da vida pessoal e do mundo do trabalho, já existentes.

O II SIMPEJA representou além do momento para trocar experiências, um marco na vida dos estudantes das turmas de EJA.

Sobre a metodologia

A metodologia do SESI pode abreviar, e muito, o tempo de conclusão dos estudos. Através dela, o SESI reconhece, valida e certifica as competências e habilidades que o adulto já possui, mesmo que tenham sido adquiridas fora do ambiente escolar. “O adulto que não passou pela escola também cresceu, amadureceu e aprendeu. Ele não ficou parado. E o que foi apreendido em sua trajetória pessoal precisa ser considerado”, explica Genuíno Bordignon, consultor do SESI.

Por meio da aplicação de exercícios bem diferentes de uma prova regular, o SESI identifica os conhecimentos que o estudante já possui, poupando tempo. Se identificadas todas as competências exigidas, o aluno recebe o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio ao final do processo. Há ainda a possibilidade de o estudante cursar apenas as disciplinas daquela área do conhecimento na qual tem mais dificuldade, diminuindo sua estadia na escola.

Sobre o SESI Ceará

O SESI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará, por meio de soluções em saúde, qualidade de vida e educação. A instituição faz parte do Sistema FIEC, junto com o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.

     

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright