telefone(85) 4009.6300

Museu da Indústria participa da 13ª Primavera dos Museus

12/09/2019 - 16h09

De 23 a 29 de setembro acontece a 13ª Primavera dos Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Nessa edição, museus de todo o país oferecem ao público atividades especiais e o Museu da Indústria, equipamento ligado ao Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), participa da programação com a realização de palestra, oficina e exibição de filmes nos dias 27 e 28/9.

Lançando luz sobre a temática da Primavera, “Museus por dentro por dentro, por dentro dos Museus”, o Museu da Indústria convida o público cearense a explorar duas perspectivas que perpassam os museus. Uma delas é conhecer sobre o trabalho e os trabalhadores que atuam para que a visita ao espaço expositivo seja uma rica troca de experiência (palestra e oficina) e a outra é um convite a refletir sobre quais espaços de memória temos na nossa cidade e de que forma são documentados (exibição de filmes).

A palestra, que será realizada no dia 27/9, às 10h, terá como tema "A linguagem das exposições: algumas ferramentas". Tomando a comunicação em museus como ponto de partida, serão discutidos alguns dos elementos que compõem a linguagem das exposições tais como o espaço, a luz, a cor, a circulação, os materiais, a sinalização e outros recursos expográficos vistos como ferramentas para a composição da linguagem das exposições museais.

No mesmo dia, às 13h, haverá a oficina "A linguagem das exposições: algumas práticas". A atividade visa a elaboração de um projeto expográfico a partir das premissas discutidas na palestra. Toma como ponto de partida as xilogravuras do artista Zé Pedro, da coleção do Museu da Indústria, e objetiva discutir e exercitar algumas práticas de planejamento e montagem de exposições também por meio da análise de alguns casos.

A palestra e a oficina são voltadas a profissionais de museus e professores que desejam apropriar-se da linguagem das exposições museais para propor o desenvolvimento de narrativas utilizando o espaço como superfície da escrita. Serão conduzidas por Platini Fernandes, professor do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe. É mestre em Museologia e Patrimônio pelo PPG-PMUS da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCT). Foi diretor técnico do Museu da Imagem e do Som do Ceará.

SERVIÇO:

13ª Primavera dos Museus – “Museus por dentro por dentro, por dentro dos Museus”

Local: Museu da Indústria (Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro)

Data:  27 e 28/9

 

Programação:

Dia 27/9

>> Palestra "A linguagem das exposições: algumas ferramentas"

Horário: 10h - Auditório Oiticica

Vagas: 80

 

>> Oficina "A linguagem das exposições: algumas práticas"

Horário: 13h - Sala Educativa

Vagas: 15

 

Dia 28/9

Cineclube: “A cidade é nossa: conhecendo patrimônio dentro da produção cinematográfica autoral de Fortaleza”

Horário: 10h - Auditório Oiticica

Vagas: 80

 

Outras informações: (85) 3201.3901 ou no SITE DO MUSEU

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright