telefone(85) 4009.6300

Café Comex discute impacto de avanços tecnológicos no comércio exterior

12/09/2019 - 13h09

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), através do Centro Internacional de Negócios, em parceria com a Távora Advogados, realizou na manhã desta quarta-feira (12/9) mais uma edição do Café Comex, com o tema "Inteligência Artificial - Avanços Tecnológicos e o Impacto do Comércio Exterior".

Karina Frota, gerente do Centro Internacional de Negócio, abriu o evento, falando sobre a importância da temática discutida. “Como unir inovação e avanço tecnológico a comércio exterior? Não temos a opção de não discutir esse tema, pois ele já é realidade”, opinou.

O palestrante, Fabiano Távora, fundador e CEO da Távora Academy, exemplificou: “Hoje temos softwares que fazem o trabalho de trinta contadores, que somam R$ 1 milhão de lançamentos contábeis. A Organização Mundial do Comércio também está desenvolvendo um software muito mais eficiente, que acaba com a necessidade de atravessadores. Muitos negócios estão sendo transformados”, disse. Para Fabiano, a intenção da OMC é aumentar a participação de micro e pequenas empresas na pauta exportadora.

O palestrante pontou que o trabalho burocrático e repetitivo será, cada vez mais, feito por máquinas, mas isso não significa necessariamente que o desemprego irá aumentar. “É o contrário do que todo mundo pensa. Menos de 10% de todos os empregos do mundo podem ser totalmente automatizados. Mas o perfil dos postos de trabalho muda, aumentando a demanda por habilidades socioemocionais”, disse.

O Centro Internacional de Negócios auxilia as empresas na inserção no mercado internacional, promovendo a cultura exportadora no Estado do Ceará. Junto com o Serviço Social da Indústria - SESI Ceará, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI Ceará e o Instituto Euvaldo Lodi - IEL Ceará, formam o Sistema FIEC.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright