telefone(85) 4009.6300

Representantes do setor de energia cearense participam da Intersolar South America

29/08/2019 - 17h08

Representantes do Núcleo de Energia da FIEC, do Sindienergia, da Camara Setorial de Energias Renováveis da Adece, além de membros de secretarias do Governo do Ceará e diversos empresários do estado, participaram de 27 a 29/8, no Expo Center Norte, em São Paulo, da Intersolar South America – a maior feira da América do Sul para o setor solar. O evento, que enfoca os ramos de fotovoltaicos, produção FV e tecnologias termossolares, aconteceu simultaneamente ao Congresso Intersolar South America. Em 2018, a Intersolar South America recebeu mais de 20 mil  e nesta edição esteve repleta de novidades do setor, e muito mais ampla que a do ano anterior.

Como novidades, afirma Joaquim Rolim, coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, pode-se citar novos projetos, modelos de negócios, e inúmeras oportunidades no setor. Segundo ele, "pela primeira vez tivemos a fonte solar participando do leilão A-6 em 2019, que deverá ocorrer em outubro/2019, com boas perspectivas de negócios para o Ceará". A fonte solar também está começando a aparecer como supridora de energia para o mercado livre de energia, que tende a se tornar cada vez mais amplo, com novas possibilidades de redução de custos com energia para o consumidor e nesse sentido, destaca Joaquim, "pode-se perceber muitos novos fornecedores de produtos e serviços".

Joaquim ressalta ainda novos estreantes no setor, como empresas de outros segmentos industriais investindo em produtos e serviços para o segmento. Como parte desses produtos e serviços, painéis solares bifaciais, gerando energia nas duas faces, e telhas já com células solares fotovoltaicas incorporadas. Outro ponto bastante comentado nos eventos foi a preocupação em relação às modificações da norma 482 da Aneel, que poderá arrefecer o crescimento do setor.

A Adece participou com um estande, que recebeu a visita do presidente da Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar, Rodrigo Sauaia. Na ocasião ele demonstrou muita satisfação com o novo Atlas Eolico e Solar do Ceará. Sauaia é uma das maiores autoridades do setor de energia solar do Brasil. Além do estande, a delegação do Ceará contou com as presenças e atuações importantes na feira, de Roseane Medeiros, secretaria executiva da industria da Sedet; do presidente da Adece, Eduardo Neves; do secretário executivo de energia da Seinfra, Adão Muniz, e dos diretores do Sindienergia Rafael Bessa e Renato Bomtempo; e do presidente da CSRenováveis, Jurandir Picanço, prospectando oportunidades de negócios para a cadeia produtiva de energia do Ceará. 

Para o diretor técnico do Sindienergia, Rafael Bessa, "este ano a feira foi bem maior do que no ano passado. Identificamos muitos fornecedores que não estiveram em 2018 e com muita gente interessada. E isso só mostra a força e o potencial desse mercado atualmente".

 

         

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

  • CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS: Facebook
Sistema FIEC - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT