telefone(85) 4009.6300

Sampaio Filho toma posse como presidente do Simec até 2023

20/08/2019 - 16h08

O empresário Sampaio Filho foi empossado ontem (19/8), em solenidade na Casa da Indústria, para mais quatro anos de gestão à frente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (Simec), sindicato filiado à FIEC. O evento contou com participação do presidente da FIEC, Beto Studart, e do presidente eleito da FIEC, Ricardo Cavalcante.

O presidente Beto Studart abriu a solenidade exaltando o perfil de Sampaio como agregador e competente. "Sampaio é responsável por uma aproximação saudável com a academia. É um presidente que faz história no SIMEC e também é responsável pelo crescimento qualitativo da FIEC", afirmou.

Em sua fala, Sampaio Filho elencou os principais feitos na gestão do SIMEC que finaliza, como a busca pela qualificação do sindicato e das empresas, a interiorização das ações e a inovação. Buscando a qualidade, o sindicato obteve certificação ISO 9001 e fechou parceria com Sebrae e o Sistema FIEC, por meio do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) para capacitar empresas associadas para também obterem a certificação. Mais de dez empresas, de acordo com Sampaio, já tiveram sucesso nessa empreitada e foram certificadas. No total, 22 empresas participaram, com 1000 horas de capacitações. Também houve projetos para melhorar a eficiência operacional das indústrias, com capacitações em gestão da produção, planejamento de mercado e planejamento para sustentabilidade do negócio.

Em relação à interiorização, o sindicato investiu em ações pelo interior do Ceará, com destaque para a região do Cariri, região Norte e Jaguaribe. Em paralelo, o Simec participou de diversas missões internacionais. Como reconhecimento, o projeto Boas Práticas Sindicais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), proporcionou o compartilhamento das boas práticas do Simec em gestão e associativismo em vários estados do país.

A atuação institucional do Simec é destaque no pilar inovação. Por meio de articulações, o sindicato foi protagonista de projetos que incentivam a inovação no estado, a exemplo das parcerias com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Para a próxima gestão, Sampaio diz que o foco será profissionalizar ainda mais a gestão do sindicato e das empresas. A intenção é fazer o planejamento estratégico para os próximos quatro anos e focar em capacitações, treinamentos, captação de recursos e na parceria entre as empresas associadas e sindicatos de atividades transversais às do Simec. Além disso, os polos e condomínios industriais em Caucaia, Tabuleiro do Norte e São Gonçalo também estão no radar. "Tudo que planejamos no planejamento estratégico - cada meta, cada objetivo - foi cumprido, e com sobras. Estamos revigorados pelo que aprendemos nesses quatro anos que passaram e seguimos sonhando alto acreditando que podemos fazer mais. Vamos ampliar nossa atuação. Onde quer que haja uma empresa do nosso setor, estaremos lá", finalizou.

Diretoria 2019-2023
DIRETORIA EXECUTIVA-TITULARES

Presidente: José Sampaio de Souza Filho
1º Vice-presidente: Felipe Soares Gurgel
2º Vice-presidente: José Frederico Thomé de Saboya e Silva
3º Vice-presidente: José Sérgio Cunha de Figueiredo
Diretor Administrativo: José Aélio Silveira Júnior
Diretor Financeiro: Denise Lombard Branco Gomes
Diretor de Inovação e sustentabilidade: Fernando José Lopes Castro Alves

SUPLENTE
Guilardo Góes Ferreira Gomes

DIRETORES REGIONAIS
Diretor Região Sul – Adelaído de Alcântara Pontes
Diretor Região Jaguaribe – Roberto Carlos Alves Sombra
Diretor Região Norte - João Emanuel Martins de Paula

DIRETORES SETORIAIS-TITULARES
Diretor Setor Metalúrgico – Ricard Pereira Silveira
Diretor Setor Mecânico –     César Oliveira Barros Júnior
Diretor Setor Elétrico e Eletrônico - Annette Therese Ivonne de Castro
Diretor Setor Siderúrgico – Ricardo Santana Parente Soares
Diretor Setor de Joias e Folheados - Cláudio Samuel Pereira da Silva

SUPLENTES
Antonio César da Costa Alexandre
Rafaela Andrade Gurgel
Danilo Murta Coimbra
Vanessa Maria Lemos Barbosa
Mauro Cesar Pereira da Silva

CONSELHO FISCAL – TITULARES
Helder Coelho Teixeira
Joaquim Suassuna Neto
Eduardo Lima de Carvalho Rocha

SUPLENTES
Silvio Ferreira Camelo
Ricardo Martiniano Lima Barbosa
Israel Lisboa Aquino

REPRESENTANTES TITULAR JUNTO A FIEC
José Sampaio de Souza Filho

SUPLENTES
Carlos Prado
Fernando Cirino Gurgel

      

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright