telefone(85) 4009.6300

Roberto Macêdo é homenageado por contribuição para o desenvolvimento da Caatinga

11/07/2019 - 15h07

O ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações (controladora do Grupo J. Macêdo), Roberto Macêdo, foi homenageado ontem (11/7), com a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa, por sua contribuição para o desenvolvimento sustentável da Caatinga, no exercício de sua atuação empresarial. A honraria é uma iniciativa do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (SEMA).

A solenidade foi aberta pelo presidente da FIEC, Beto Studart. Em sua fala, colocou Roberto Macêdo como exemplo de marido, pai, empresário e ambientalista. "Roberto merece todas as homenagens por sua notável dedicação a uma causa tão importante a todos no planeta. Ser ambientalista é ser responsável", afirmou.

O secretário de Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, estendeu ao homenageado as características que definem a Caatinga como bioma exclusivo e importante para o Brasil. "Roberto é simples, resiliente, diverso e único como a Caatinga. Além disso, é corajoso, empreendedor, engajado e leal. É uma honra homenageá-lo", listou.

Emocionado, Roberto Macêdo agradeceu as considerações e a homenagem. Ele contou que a relação com a natureza nasceu do exemplo do pai e foi consolidada quando estudou por quatro anos no Colégio dos Jesuítas, em Baturité. "Aprendi a não ter medo de qualquer bicho e a respeitar e preservar a natureza. O destino me levou a participar de forma ativa de instituições em prol dessa causa ainda não totalmente defendida por todas as pessoas". A homenagem, disse, aumenta sua responsabilidade. "Estou ainda mais entusiasmado para continuar e aumentar a preocupação e dedicação aos biomas, sobretudo a Caatinga, que é exclusivamente nossa e temos a responsabilidade de tomar conta dela", concluiu.

Estiveram presentes ao evento o presidente aclamado da FIEC, José Ricardo Montenegro Cavalcante; a secretária executiva da Indústria, Roseane Medeiros; a esposa do ambientalista Joaquim Feitosa, Dolores Feitosa; e o gerente do Núcleo de Meio Ambiente da FIEC e membro do Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga, Renato Aragão.

O prêmio é uma referência ao agrônomo Joaquim de Castro Feitosa, conhecido como Dr. Feitosinha. Nascido no município de Tauá, em 30 de novembro de 1915, ele faleceu em 5 de dezembro de 2003. Formou-se em agronomia pela Universidade Federal do Ceará quando despertou para a necessidade da preservação ambiental e conservação da Caatinga. Ele foi o responsável pela introdução da raça caprina Boer, na Região dos Inhamuns, no Ceará.

Biografia de Roberto Macêdo
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará, ocupa o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País.

É conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga e do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga, além de ser membro dos Conselhos da Associação Caatinga – ONG de preservação do bioma, e da The Nature Conservacy do Brasil – ONG de atuação global de preservação da natureza.

               

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

  • CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS: Facebook
Sistema FIEC - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT