telefone(85) 4009.6300

Empresas cearenses melhoram produtividade por meio de jogos

11/07/2019 - 11h07

Doze empresas do Ceará estão se capacitando para tornarem-se mais produtivas a partir de redução de desperdícios e melhoria de processos. Elas participam do projeto Mentoria Lean, executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), em parceria com o SENAI do Espírito Santo, e SENAI Nacional. Na segunda-feira, 15/7, a fase de treinamento será encerrada com treinamento lúdico, usando o Lean Game. Participam as empresas Carone, Água de Coco, Flee Moda Praia, IBEL, Boana Jeans, Diamantes Lingerie, Mallory, Maresia, Lunelli Têxtil, INACE, DSM Produtos Nutricionais e Schneider.

O Lean Game é um jogo de tabuleiro em que os participantes precisam melhorar a produtividade de uma fábrica. Ele simula o funcionamento do chão de fábrica de uma empresa e os participantes devem, ao longo da atividade, aplicar conceitos de produtividade enxuta para otimizar os resultados e aumentar a eficiência do negócio.

O objetivo da metodologia é possibilitar a vivência dos participantes com o conceito de lean manufacturing (manufatura enxuta) e de lean office, estimulando e desmistificando sua aplicação na rotina das empresas. Os jogadores recebem as orientações do instrutor, que explica os desafios que deverão ser superados na fábrica.

Cada etapa do Lean Game representa uma parte da linha de produção e são mensurados o tempo e a dificuldade de produção, tempo de setup necessário para se ajustar a diferentes pedidos, entre outros atributos que tornam cada processo único e geram situações-problema. Ao longo do jogo, são introduzidos conceitos e utilizadas ferramentas de produção enxuta de modo que, ao final do jogo, a fábrica funcione muito melhor do que no começo, e os participantes sejam capazes de iniciar um processo de melhoria de produtividade e redução de custos estruturados na metodologia Lean.

Programa Mentoria Lean
O Programa Mentoria Lean para Consultoria Coletiva faz parte do programa Indústria Mais Produtiva. O Lean Manufacturing é a metodologia utilizada pelo SENAI para atacar os oito desperdícios mais frequentes na indústria: estoques, desperdício intelectual, movimentos, setup, processos desnecessários, defeitos e retrabalho, transporte e super produção.

A Mentoria Lean consiste na aplicação de treinamento, de forma lúdica, utilizando o Lean Game para identificação dos oito desperdícios mais frequentes, seguido de visitas técnicas para realização das Mentorias in loco. O objetivo é diminuir o tempo de resposta a problemas, aumentando a eficiência.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright