telefone(85) 4009.6300

Ronara Marques do SENAI CE publica artigo "Startups como alternativa de baixo custo"

26/06/2019 - 09h06

Em artigo publicado hoje (26/6), no jornal O Povo, a consultora técnica do Senai Ceará, Ronara Marques, fala sobre as startups como alternativa de negócio. Confira:

Startups como alternativa de baixo custo

As constantes transformações requerem pessoas mais dinâmicas e adaptáveis quanto a forma de agir diante da intensa produção de conhecimentos. Consequentemente, empreender e inovar se propagam como maneiras de se destacar na sociedade da informação. Neste contexto, as startups se tornaram alternativa de empreendimento rápido e de baixo custo inicial.

A forma como as startups lidam com as ideias e os erros é bem diferente das grandes empresas. O modelo de negócio se baseia em como transformar o trabalho em dinheiro de forma repetível, por ter condições de entregar o mesmo produto em escala potencialmente ilimitada, sem muitas customizações ou adaptações, além de ser escalável, ou seja, crescer cada vez mais em receita, mas com custos crescendo lentamente.

Essa metodologia enxuta, rápida e apta a lidar com eventuais riscos é o que a indústria busca atualmente, sendo, vantajoso para ela firmar parcerias com startups que lideram a inovação em quase todos os setores no mundo. Um ecossistema de startups prova sua expertise em encurtar os ciclos de inovação, aperfeiçoar os modelos de negócios existentes e inventar novos de maneira rápida e eficaz.

Assim, uma empresa tradicional pode se beneficiar desse tipo de parceria, adquirindo tecnologias ou novos modelos de negócios, evitando a rigidez que enfrentaria ao tentar assumir todos os projetos internamente. Da mesma forma, as startups podem ganhar nome e destaque ao firmar parceria com grandes marcas. O Senai tem sido um grande provedor da conexão indústria e startups no País por meio do Edital de Inovação para a Indústria.

A Categoria C do referido edital tem como objetivo conectar médias e grandes empresa e investidores à startups de base tecnológica, microempreendedores individuais (MEI) ou micro e pequenas empresas (MPEs). As empresas de maior porte, chamadas de âncoras, apresentam desafios industriais para que as empresas menores desenvolvam soluções inovadoras, onde o Senai compartilha os riscos financeiros e tecnológicos. Trata-se de ação nacional que tem contribuído significativamente com o empreendedorismo industrial.

Confira o artigo no site do O Povo.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright