telefone(85) 4009.6300

Em parceria com o SESI, alunos do Programa FORD de Educação têm aulas de robótica

17/06/2019 - 10h06

Os 100 alunos do Programa FORD de Educação para Jovens, em andamento no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, iniciaram um curso de noções básicas de robótica. O SESI Ceará é o executor do programa, que faz parte dos projetos de Responsabilidade Social da empresa Ford.

A iniciativa fortalece a capacidade de inovação, criatividade, raciocínio lógico e trabalho em equipe. Por meio de uma experiência criativa, os estudantes são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real de forma multidisciplinar, bem como programar robôs autônomos com a tecnologia LEGO® Mindstorms®.  "Aula de Robótica é maravilhosa! Um dos dias mais esperado da semana”, disse o aluno Ivens Marques.

O curso terá dois meses de duração, indo até o final de junho.

Desafio de Robótica

No dia 26 de junho, os alunos participam de um desafio de robótica. As equipes apresentarão projetos a convidados, organizados em duas etapas: a primeira consiste numa pesquisa teórica sobre o tema Arquitetura e Urbanismo, envolvendo indústria, acessibilidade e/ou mobilidade urbana; e a segunda se trata da construção de um protótipo, desenvolvido com a utilização dos materiais LEGO, que proponha soluções efetivas e/ou preventivas para o tema. No protótipo, além da construção física, será necessária também uma programação compatível com a funcionalidade do mesmo. Todos os trabalhos serão acompanhados por professor e coordenação pedagógica.

Os estudantes serão organizados em 9 equipes pela manhã e 10 equipes pela tarde. A apresentação será realizada em forma de plenária, onde cada equipe te´ra 10 minutos para apresentar seu banner (power point) e seu protótipo. Caberá aos convidados apreciarem e avaliarem os projetos de forma qualitativa.

O Programa

No dia 15 de abril, foi iniciado, no município de Horizonte, o Programa FORD de Educação para Jovens, uma parceria entre a empresa Ford Brasil e o SESI Bahia. A iniciativa faz parte dos projetos de Responsabilidade Social da Ford e tem o SESI Ceará como executor das ações.

O público atendido é composto por 100 alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas de Horizonte. 
O Programa promove cursos para desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais, ministrados pelo SESI; e cursos de qualificação profissional, ministrados pelo SENAI. O objetivo é preparar os jovens para o mercado de trabalho.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright