telefone(85) 4009.6300

Exporecicla discute sustentabilidade e logística reversa

14/06/2019 - 15h06

Teve início ontem (13/6) a nona edição da Exporecicla, evento promovido pelo Sindiverde, sindicato filiado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A Exporecicla reúne representantes da cadeia produtiva da reciclagem focando nas efetivas demandas e busca de soluções para os empresários do ramo.  A programação, que acontece até sábado (15/6) conta ainda com seminários, oficinas, exposições e palestras voltados para as diversas áreas de sustentabilidade.

O evento foi aberto oficialmente pelo presidente aclamado da FIEC, Ricardo Cavalcante. Ele destacou a importância do setor econômico da reciclagem para a economia e para o meio ambiente. Ricardo representou o presidente da FIEC, Beto Studart, e leu uma mensagem enviada por ele. "É impossível tratar as questões ambientais apenas como preocupações retóricas. Não há mais espaço para isso. A indústria cearense já está fazendo o seu papel ao investir em novas tecnologias e aprimorar seus processos produtivos, buscando combinar ganhos de produtividade com geração de empregos e eficiência no uso dos recursos", afirmou Beto Studart.

O presidente do Sindiverde, Mark Pereira, falou dos desafios que o setor da reciclagem enfrenta e o papel do sindicato em promover a solução dessas dificuldades e desenvolver o segmento. "Estamos sempre atuando para promover o conceito de sustentabilidade e dos resíduos, numa busca permanente por processos mais eficazes e capacitação", destacou.

A solenidade contou com entrega do Troféu Mérito Ambiental, que reconhece indutores de práticas sócio-ambientais que resultem em atitudes ecologicamente conscientes e resguardem a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade ambiental e empresarial. Foram homenageados Carlos Martins, Alci Porto, Jurandir Picanço, Renato Aragão, Rosemiro Gonçalves e Fernando Cirino Gurgel.

O ex-secretário de estado do Ambiente de Portugal e assessor do Conselho de Administração da Empresa ADP – Águas de Portugal, Carlos Martins, proferiu a palestra magna sobre o Plano Estratégico de Resíduos Urbanos de Portugal, executado desde 1996 e com metas ousadas para 2030. Carlos Martins relatou como Portugal extinguiu os lixões e criou consórcios para gestão dos resíduos, com divisão de responsabilidades entre poder público e privado, além da instalação de diversas estruturas para gestão dos mais diversos tipos de resíduos, colocando Portugal entre os países da União Europeia com atuação mais eficiente nessa área. "Transformamos um grande problema em oportunidade. Com planejamento e ações práticas e diretas, conseguimos fazer com que 100% da população portuguesa tenha resíduos destinados adequadamente. Nosso próximo plano é para 2030, dentro do conceito de Economia Circular. Vamos trabalhar para termos resíduo zero, ou seja, reaproveitarmos quase tudo que botamos da porta de casa pra fora", explicou.

A programação do evento incluiu ainda palestra do especialista em políticas e indústria da área ambiental da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Wanderley Baptista; e apresentação de cases de desempenho ambiental.

SESI e SENAI na Exporecicla
O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) participam da ExpoRecicla 2019. O SESI é patrocinador do evento e promoverá quatro mini palestras dentro da programação, com os temas: ambiente seguro e comportamento preventivo; gestão de saúde e segurança do trabalho; saúde e segurança do trabalho e e-Social; e prevenção de acidentes. Além disso, os estudantes da Escola SESI SENAI apresentarão dois projetos desenvolvidos por eles na área ambiental: Horta Hidropônica e Lixo Eletrônico.
Já o SENAI estará expondo projetos de inovação para a indústria feitos por alunos. O SENAI apresentará os seguintes projetos: Aquamarine, Sepa (Sensor Eletrônico de Prevenção de Acidentes), Ferramenta com quebra cavaco inserido no suporte, Energia solar em caminhões refrigerados, Dispara roupas, Redução de energia em câmaras frigoríficas e Processo eficiente de reutilização de retalhos.

Programação
O evento prossegue hoje, com discussões sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos do Estado do Ceará, Programa de Economia Circular em Distritos Industriais de Minas Gerais, evolução da implantação da Logística Reversa no Brasil, cases de gestão integrada de resíduos da Ultralimpo e Coca-Cola, espistemologia ambiental no Brasil e no mundo - estudo de caso do Estado do Ceará aplicando a Logística Reversa dos RSU.

No sábado, o seminário prossegue abordando a reciclagem de resíduos sólidos no Brasil e a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Estado de São Paulo: arranjos regionais. A Exporecicla será encerrada com a entrega do Prêmio de Jornalismo nas categorias mídia impressa, radiojornalismo, telejornalismo, fotojornalismo e internet.

Mais informações: www.exporecicla.com.br.

Confira mais fotos do evento do Flickr do Sistema FIEC.

                                             

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright