telefone(85) 4009.6300

Ceará Moda Contemporânea premia vencedores durante o Ceará Fashion Trade

15/05/2019 - 16h05

O Ceará Moda Contemporânea premiou ontem (14/5), no Centro de Eventos do Ceará, durante o evento Ceará Fashion Trade, os vencedores da 10ª edição do concurso nas categorias “Costura”, “Modelagem” e “Design”. A competição teve com tema “Sustentabilidade é Moda no Ceará”, promovida pelo Sinditêxtil e Sindroupas, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), Silmaq e SEBRAE, no intuito de promover o reconhecimento e valorização dos estudantes e profissionais de moda atuantes na cadeia produtiva têxtil e de confecção do Ceará.

Na categoria "Costura", os vencedores foram: Janaina Braga da Silva (1º lugar), Maria Valdiana de Castro Maciel (2º lugar) e Antônia Rogelma Maranhão Rodrigues (3º lugar). Em "Modelagem", foram premiados: Aldenice Batista de Almeida (1º lugar), Ana Claudia de Souza Carneiro Alencar (2º lugar) e Ana Lucia Dias Alves (3º lugar). A categoria "Design" contou com oito desfiles, dos finalistas Carlos Joaquim Andrade de Castro, João Vitor da Silva Cunha, Nathaniel Brito Nogueira, Levi Cavalcante Ribeiro dos Santos, Thais  Villela Caranha, Sherida Amanda Livas Fernandes Paulino, Esron Candeia de Sousa e Evangelia Livas dos Santos. Em 1º lugar ficou Esron Candeia de Sousa, com a coleção Fragile Blue. Em 2º, Carlos Joaquim Andrade de Castro, e em 3º lugar, Nathaniel Brito Nogueira.

O evento consolidou-se no meio empresarial e acadêmico e é reconhecido como grande celeiro de novos talentos e profissionais da moda. A ação proporciona a interação do Sistema S com as empresas de moda assim como a grande oportunidade para profissionais e/ou estudantes apresentarem seu potencial para os segmentos envolvidos.

SENAI no Ceará Fashion Trade
O SENAI Ceará está com duas oficinas montadas no evento e uma unidade móvel. A Oficina de Moda mostra as etapas do processo produtivo criação, modelagem, corte e costura que os alunos podem aprender nos cursos relacionados à Moda. O mesmo processo acontece na Oficina Têxtil, com etapas de tecelagem, serigrafia e sublimação. A unidade móvel mostra o potencial do SENAI em qualificar profissionais em locais onde não há estrutura física.

O diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, participou do painel "Como driblar os desafios e inovar nos setores têxtil e de confecção", ao lado do secretário-chefe da Casa Civil do Estado do Ceará, Élcio Batista; do assessor da diretoria do SENAI CETIQT, Marcelo Ramos; do superintendente de Políticas Industriais e Econômicas da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Renato Jardim; e do diretor industrial da Guararapes, Jairo Amorim. O momento foi mediado pelos presidentes do Sinditêxtil, Rafael Cabral e do Sindroupas, Lélio Matias.

Na ocasião, Paulo André anunciou a instalação do Centro de Treinamento da Cadeia Têxtil (CTCT) no SENAI Parangaba, que trará esquipamentos modernos e treinará profissionais que irão aumentar a competitividade da indústria cearense. A operação deverá iniciar em agosto.

No painel, Élcio Batista falou sobre os esforços que o Governo do Ceará tem feito para alavancar a moda cearense, setor que, segundo ele, possui grande potencial para se renovar incorporando tecnologia. Marcelo Ramos explicou a atuação do SENAI Cetiqt, um centro referência de inovação e capacitação do setor, localizado no Rio de Janeiro. Renato Jardim destacou o papel das micro e pequenas empresas em contribuir para a inovação do segmento. Renato Jardim apresentou a experiência da Guararapes em gestão de resíduos e em inovação.

Ceará Fashion Trade
A Ceará Fashion Trade reúne empresas atacadistas e de pronta entrega dos setores feminino, masculino, infantil, moda íntima, praia, fitness, surfwear, jeanswear, calçados e bolsas, serviços, acessórios, têxtil e aviamentos no intuito de promover suas coleções junto aos compradores de lojas multimarcas, magazines, lojas especializadas e redes atacadistas, além de atuar junto a representantes, corretores e compradores autônomos.

A feira promove um ambiente de interação com base em negócios positivos para as empresas expositoras e os compradores nacionais e internacionais presentes, contando com 60 marcas expositoras que apresentarão seus produtos e estarão abertas para encontros de negócios com compradores, representantes comerciais, corretores e profissionais de estilismo, marketing, gestores de moda e imprensa especializada e influenciadores digitais. As empresas cearenses ocuparão os 100 estandes da feira com o mais completo mix de segmentos.

Apresentado pelo Sistema FIEC e pelo Sebrae/CE e realizado em parceria pelos sindicatos industriais da moda no Ceará – Sindroupas, Sindconfecções e Sinditêxtil, a Ceará Fashion Trade reunirá pequenas, médias e grandes empresas confeccionistas do Ceará com atuação em atacado nas modalidades de pedido futuro, pronta entrega e private label. A promoção é da Ikone Eventos e do DFB Festival.

Programação
O painel “Novas estratégias para um novo consumidor” abre o bate-papo hoje (15/5). A discussão traz o consumidor como o foco central das indústrias, levantando temas atuais voltados ao marketing aplicado às estratégias de comunicação com o novo consumidor, ao atendimento das demandas frente às tendências de moda e a geração de conteúdo relevante para esse público. O momento será ministrado por Gal Kury, consultora de Marketing e professora Universitária; Gabriela Dourado, jornalista, professora universitária e editora de moda e estilo de vida do Diário do Nordeste e Zé Filho, diretor criativo da Ahazando.

Em seguida, às 17h, haverá o painel “Novos modelos de negócios da moda”, que discutirá o processo de transição do mercado, que está levando os consumidores a tomarem ações cada dia mais conscientes, associadas a criação de um novo estilo de vida, marcadamente com foco no meio ambiente e na ética social. O debate será mediado pela Lorena Delfino, pesquisadora e Consultora de moda sustentável e representante do Movimento Fashion Revolution Fortaleza, e conduzido por Marilia Mendonça Diniz, técnica da Unidade de Inovação e Sustentabilidade do Sebrae-CE, por Sávio Ewan, empreendedor da empresa Enroupe e por Larissa Teixeira, empreendedora do Brechó 55, a partir das 17h, encerrando o segundo dia de evento.

A Ceará Fashion Trade traz, em seu último dia de evento, 16 de maio, a partir das 15h, o painel “O Profissional de Moda Atual e as Exigências do Mercado”. Haverá discussão sobre os diferenciais e exigências existentes no mundo da moda e como os profissionais devem se preparar e agir para se destacarem diante da concorrência. O momento será conduzido por Ana Maria Castelo, acionista do Grupo Turma da Malha; Ana Luiza Ximenes Dias, diretora Comercial do Grupo Ponto da Moda; Renan Ximenes, coordenador do Projeto Lab Ponto da Moda e Paulo Rabelo Pinheiro, diretor de Operação da Benatêxtil, com mediação de Karol Mota, professora do curso de Design de Moda e coordenadora da Central de Carreiras e Oportunidades da UNIFOR e Danielle Caldas, professora do curso de Design de Moda da UniAteneu e consultora do SENAI Ceará.

 

Programação
16/5
15h

Painel "O Profissional de moda atual e as exigências do mercado"
Palestrantes: Ana Maria Castelo, acionista do Grupo Turma da Malha ; Ana Luiza Ximenes Dias, diretora comercial do Grupo Ponto da Moda; Renan Ximenes, coordenador do Projeto LAB, Ponto da Moda; Paulo Rabelo Pinheiro, diretor de operação da Benatêxtil; Mediadores: Karol Mota, professora do curso de Design de Moda e coordenadora da Central de Carreiras e Oportunidades da Unifor; Danielle Caldas, professora do curso de Design de Moda da UniAteneu e consultora do SENAI Ceará.

16h
Desfile UniAteneu

17h
Desfile Unifor

                  
 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright